25 agosto 2013

PARÁ: garimpeiros prometem ocupar mina em Serra Pelada este domingo


Entrada da mina subterrânea de Serra Pelada que deve ser invadida por garimpeiros neste domingo

O clima deve esquentar este domingo, 25, em Serra Pelada, município de Curionópolis-PA. A disputa sem fim pelo controle e exploração do garimpo no local, deve ganhar um novo capitulo neste final de semana. A disputa envolve garimpeiros, a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (COOMIGASP), a Associação de Defesa do Patrimônio dos Garimpeiros Sócios (ADEPAG) e a mineradora canadense responsável pela exploração da mina, Colossus.

Local onde a Colossus e COOMIGASP estão explorando a nova mina subterrânea de Serra Pelada

Um grupo de garimpeiros ligados a ADAPAG promete colocar mais de 3 mil homens neste domingo, dentro da mina explorada pela Colossus e COMIGASP, para inspeciona as obras realizadas no local. Os garimpeiros filiados a ADAPAG alegam nunca terem recebido informações claras sobre o andamento das escavações.

“Estaremos lá, não como invasores, como a Colossus tenta classificar junto as autoridades e a opinião publica. Estaremos lá como donos. Somos todos garimpeiros visitantes de um projeto fruto de uma relação societária firmado entre a cooperativa dos garimpeiros e a empresa Colossus”, disse Vitor Albarado um dos líderes do movimento.

Atual situação do local onde no início dos anos 80, milhares de garimpeiros buscavam ouro

Albarado disse ainda que a ação de domingo, será baseado na parte societária a que os garimpeiros tem direito, por serem acionistas proprietários de 49% da mina. “Os donos da Colossus já estão sabendo que a empresa, não conseguirá levar o projeto adiante, mesmo tendo capitado mais de R$ 1bilhão, dinheiro que ninguém sabe para onde foi. Saberão que a Colossus não procedeu de forma correta e que está sendo investigada pelo Ministério Publico Federal e pelo Ministério Publico Estadual, este último apontando o desvio de milhões de reais”, apontou.

Funcionários da Colossus circulando dentro da mina

Já a Colossus Mineração por meio de nota, diz estar havendo incentivo à violência e ameaça de ocupação do projeto Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM). Segundo a mineradora, a ocupação gera insegurança aos trabalhadores e moradores da vila de Serra Pelada e diz que o MPE foi alertado por meio de carta pelos próprios moradores e que a empresa alertou os Governos Federal e Estadual.

Paredes da nova mina de Serra Pelada são concretadas para evitar riscos de desmoronamento

A Colossus acusa ainda que o deputado federal, Arnaldo Jordy (PPS), por meio de uma audiência pública teria acirrado o clima de insegurança na região. O evento foi realizado no dia 16 de agosto e afirmar que todas as informações do parlamentar repassadas aos garimpeiros são inverídicas.

Já bem dentro da mina durante processo de escavação

Na nota a mineradora Colossus repassou uma informação importante. Segunda a declaração, a atual direção da COOMIGASP estaria recebendo cerca de R$ 350 mil todos os meses, depositados em juízo, conforme acordado em um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) celebrado com o MPE.

Uma equipe do webjornal Folha do Bico será enviada este domingo até a vila de Serra Pelada para acompanhar a ocupação.

Fonte: Folha do Bico - Postado por Agência Araguaia CAPC em 23 de agosto de 2013 em Bico do Papagaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.