O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha estará nesta sexta-feira, 16, em Araguatins, para entregar a 2ª Carreta “Saúde Cidadã, Saúde da Mulher”, unidade móvel que percorrerá os municípios da região do Bico do Papagaio realizando exames de mamografia, ultrassonografica e exame preventivo do colo do útero. O evento está marcado para as 10h, na Câmara Municipal.
Estarão presentes na cerimônia o governador, Siqueira Campos, sócio-diretor da Truckvan empresa que fabrica a Unidade Móvel, Alcides Braga, senadores do Estado, deputados estaduais e federais, prefeitos e secretários das cidadesbeneficiadas do Bico do Papapgaio.
É importante ressaltar que a Carreta “Saúde Cidadã, Saúde da Mulher”, é um investimento do governo Federal, sem nenhum centavo do governo do Estado que participará do evento por se tornar o gestor do programa.
Esta é a segunda Unidade Móvel do Estado. A primeira carreta foi entregue no mês de maio e está atendendo a região central do Estado, onde já foram realizados mais seis mil exames.
Cada carreta tem um custo mensal de cerca de 290 mil reais para cada Carreta, recursos oriundos do tesouro do Estado, que inclui o pagamento dos profissionais (motorista, dois ultrassonografistas, dois técnicos em radiologia e um médico radiologista) materiais e combustível.
Como funciona
A carreta atenderá todas as mulheres em diversas faixas etárias. Para rastreamento do câncer as mulheres acima de 45 anos terão direito a todos os exames oferecidos sem o encaminhamento médico.
O resultado dos exames ficam prontos dentro de 3 a 4 dias e a intenção da Secretaria da Saúde é que durante a permanência da carreta móvel na cidade, a mulher já tenha, além dos exames, o encaminhamento para o tratamento.
A Carreta tem capacidade de realizar 50 mamografias, 50 ultrassonografias e 50 coletas de exames preventivos de câncer de útero por dia.
Fonte: Folha do Bico. Postado por Agência Araguaia CAPC em 15 de agosto de 2013 em Bico do Papagaio
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.