27 agosto 2013

MARANHÃO: oposição acusa governo de usar a máquina pública em favor de Luís Fernando

Waldemar Ter / Agência Assembleia

Os deputados de oposição acusaram o Governo Roseana, na sessão desta segunda-feira (26), de colocar a máquina do Estado para trabalhar pela candidatura do secretário de Infraestrurtua, Luís Fernando, a governador. A sessão foi marcada por um longo debate levantado pela oposição, por conta de encontro do secretário com prefeitos da região Tocantina, quando lhe manifestaram apoio.

Fizeram a acusação os deputados Marcelo Tavares (PSB), Othelino Neto (PPS), Bira do Pindaré (PT) e Rubens Jr. (PCdoB), que se revezaram, por diversas vezes, na tribuna enfatizando que o governo estaria utilizando a máquina com fim eleitoral. Também acusaram o governo de usar outros setores da administração, como o de saúde, para angariar apoio político ao pré-candidato a governador.

Quem primeiro tratou do assunto foi o deputado Marcelo Tavares, que fez um alerta, ao desejar que a reunião “não tenha sido regada a convênios, porque a governadora Roseana está quase sendo cassada pelo TSE por uma relação de promiscuidade com convênios”. O parlamentar do PSB disse também que o setor de saúde do Maranhão gasta hoje, por ano, para inaugurar 20 hospitais e deixar 52 hospitais sem ser inaugurado, R$ 1 bilhão, 50 % de tudo que o Estado tem para gastar.

“Vão perder a eleição pelo o descaso com o povo do Maranhão, vão perder a eleição por que transformaram o Maranhão no Estado mais pobre da federação e isso não foi Flávio Dino quem fez. O Maranhão não tem nenhuma escola de ensino médio entre as 10 melhores do Brasil, mas entre as 10 piores tem 5, o Maranhão não tem segurança pública, e o Maranhão não tem saúde, porque se inauguraram 20, tem 52 sem ser inaugurados”, acusou Marcelo Tavares.

O deputado Bira do Pindaré disse concordar com a avaliação feita pelo colega Marcelo Tavares e denunciou que o Governo do Estado está desmontando o único hospital regional de Presidente Dutra, construído pelo governador Jackson Lago dentro do plano que ele tinha de fazer hospitais regionais em todo Estado. “A reclamação lá é geral, as pessoas da região de Presidente Dutra agora são obrigadas a ir a Coroatá, e o povo de Coroatá reclama que não consegue atendimento”, garantiu.

Já Othelino Neto afirmou que o secretário Luís Fernando é polivalente no governo. “Ele é quem dá ordem de serviço, é quem representa o Governo, é quem está em todos os eventos, mas não consegue passar de pífios 15%”, garantiu o parlamentar.

“Quem está preocupado com números são eles, que estão vendo a derrota chegar, estão vendo que não adianta espalhar milhões e milhões, muitos dos quais jogados fora, e muitos ainda a gente não sabe onde foram parar, para tentar alavancar uma candidatura que não sobe”, declarou.

Outro tema abordado foi a candidatura do ex-deputado federal Flávio Dino (PCdoB), que foi defendida pelo líder do Bloco Parlamentar de Oposição, Rubens Pereira Jr. Defendeu também a gestão de Dino a frente da Embratur. “O Brasil vem seguidamente batendo recorde do número, tanto de divisas quanto do número de turistas que chegam ao nosso país. E ano após ano apresenta um aumento percentualmente sempre maior do que ano anterior. E isso irá aumentar potencialmente, com a Copa do Mundo e Olimpíadas, como foi também este ano com a Copa das Confederações e com a Jornada da Juventude”, revelou.

Fonte: Jornal Pequeno - Publicado em: 27/08/2013 - 10:25

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.