13 agosto 2013

PARÁ: Projeto da EMATER incrementa renda de famílias em São João do Araguaia

Implantada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (EMATER) há dois anos, em uma propriedade de São João do Araguaia, no sudeste do Estado, a unidade demonstrativa de hortaliças vem contribuindo com a qualificação da cadeia e a geração de renda para agricultores familiares do município.
Segundo o técnico  da Emater Aguiberto Rodrigues Alves, antes da implantação da unidade o cultivo de hortaliças local era praticamente inexpressivo. “Havia apenas pequenas roças, e tudo era feito de forma rudimentar”, explica. No município, a principal atividade econômica é a pecuária mista (corte e leite).
A partir da implantação da unidade – que fica na propriedade de Raimundo Verissímo, agricultor familiar assistido pela Emater –, a equipe técnica deu inicio a um trabalho de demonstração a 30 famílias sobre o funcionamento da cadeia produtiva da olericultura, que teve resultado positivo. “O trabalho foi positivo, uma vez que conseguimos mostrar todo o processo, desde a produção à comercialização”, avalia Rodrigues Alves.
Graças ao governo do Estado, as 30 famílias de agricultores familiares da comunidade de Vila Diamante (localizada no km 40 da rodovia BR-230) hoje comercializam couve, alface, cebolinha e coentro para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Segundo o técnico da Emater, o rendimento familiar teve um salto de 70% com a produção de hortaliças.
Fonte: Folha do Bico. Postado por Agência Araguaia CAPC em 13 de agosto de 2013 em Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.