30 abril 2014

DIRETORA ACIONA POLÍCIA CONTRA PROFESSORES


Na Escola Estadual Bela Vista, localizada no município de São Miguel do Tocantins, extremo norte do mais novo estado brasileiro, o Tocantins, a diretora recém-nomeada, senhora Dasirieé Mithely Duarte Borba, sob indicação de seu pai, o presidente da Câmara Municipal vereador Francisco Sula Borba, acionou a Polícia Judiciária do Estado para responsabilizar os professores Silas Araújo e Francisco Monteiro, alegando ter sido ofendida por matérias publicadas no blog Info Bela Vista.
            
Vale esclarecer que os professores tão somente publicaram no blog Info Bela Vista, além das benesses da educação, da escola e da região, também os malefícios, como a politicagem que compromete a educação, a escola e a qualidade de vida na região, como por exemplo, a ilegalidade e imoralidade da nomeação e atuação da diretora na unidade escolar. As denúncias e críticas sempre foram feitas na condição de detentora de cargo em comissão ou eletivo (no caso do citado vereador), em linguagem jornalística e resguardando a vida pessoal e os direitos fundamentais.

Assim, os docentes, ao perceberem a crescente transformação da escola em curral eleitoral desde a administração anterior, passaram a denunciar constantemente através de artigos tais práticas, o que lhes têm resultado em perseguições e retaliações de toda natureza.

Dentre as críticas divulgadas pelos professores estão o não cumprimento de critérios tradicionalmente exigidos pela Secretaria de Educação do Estado para nomeação de diretores, como é o caso da nova diretora. A mesma não pertence ao quadro efetivo de professores da Secretaria de Educação do Estado (é contratada), não tem experiência de docência conhecida pela comunidade, não demonstrou competência e compromisso em outro cargo que exerceu na escola (secretária) e nunca comprovou na comunidade formação em pedagogia ou outra licenciatura, além de ser do conhecimento de todos que a mesma é a representação do grupo político dominante no município.

Vale ressaltar que os referidos professores comunicaram à sociedade tais práticas, como também denunciaram ao Ministério Público, à Polícia e às secretarias de Educação e Administração tais irregularidades, perseguições e intimidações sofridas por conta da situação existente; e ainda não obtiveram resposta positiva. Ao contrário, os inimigos do serviço público e da educação, através da diretora, acionaram a polícia como se os denunciantes fossem criminosos por expressarem suas opiniões sobre fatos públicos e notórios da realidade local e estadual - o uso da escola pública para fins pessoais e eleitoreiros.

Agora, vale aguardar que a verdade prevaleça.



      Francisco Monteiro                                      Silas Araújo


           Editor                                                      Educador

7 comentários:

  1. Acredito no posicionament do Porf. Silas, que ffoi meu professor, me ensinou principalmente a questionar situações como estas e que jamais faria ofensa a vida pessoal de ninguém, seu debate sempre esteve dentro de parâmetros técnicos e compromissados com a educação dos seus alunos. Estas práticas devem ter fim! Ou vencemos a ditadura militar para sermos reféns da ditadura política?
    Graças a educadores como o Prof. Silas este país está mudando e sua luta não é vã.
    Professor, não se deixe abater!" Um homem que não defende nada, não defenderá nem a si mesmo" (Caçador de pipas)

    ResponderExcluir
  2. Quando não se tem razão, convicção, fundamento, apela-se à força, ao poder. Este é o costumeiro instrumento dos "pseudo-poderosos", pois poderoso é o cidadão, o povo, o trabalhador que trabalha arduamente e custeia todas as benesses dos que lhe beneficia e oprime, acreditando contribuir apenas para o progresso do País. Apesar de tudo isto, o cidadão comum tá mudando... está acordando para a realidade de que o poder não é de seus eleitos, mas de quem os elege.. Portanto, todo e qualquer servidor, agente político ou mandatário pode e deve ser questionado, cobrado, criticado e elogiado, se o merecer. Enfim, deve prestar contas ao ser eleitor.

    ResponderExcluir
  3. E o pior é a Polícia se prestar a esse papel de atender aos interesses de gente sem escrúpulos como esses.
    Agora se fizerem um jornalismo investigativo vão descobrir muito podridão desse povo, como por exemplo os reais motivos que levaram esse hoje vereador a ser expulso da Polícia Militar. Vai apenas uma pista, teve a ver com crianças dos Pioneiros Mirins.
    A historia é escabrosa e chegou a ser preso.

    ResponderExcluir
  4. O que mais falta acontecer em São Miguel do Tocantins?

    ResponderExcluir
  5. Sabemos o que falta: é uma fiscalização federal começando pelo nepotismo do prefeito, pelo desvio de dinheiro agora maquiado de diárias gordas de viagens para contas pessoais, (aliás a moda agora é diária, atenção conselho fundeb e sindicato, estão desviando dinheiro da educação para outros fins, através das tais diárias)servidores no papel que só vão no fim do mês tirar seu salário e as vezes muito maior do que o salário de quem realmente trabalha e por ai vai...ai entra no nepotismo do presidente da camara de vereadores, uso indevido dos bens públicos, falsificação de assinaturas e isso é só o que ficamos sabendo por acidente...não podemos deixar de lembrar nossos outros amigos vereadores, que estão lá para defender o direito do povo, mas ao contrário do povo não dão um voto de graça, são todos comprados, corruptos, manipulados, sanguessugas...votam a favor do prefeito se o prefeito der mais, ou a favor o senhor presidente da camara se este der mais e a farra vai continuando na auta cúpula dos poderosos de sm. até a próxima...

    ResponderExcluir
  6. E ninguém sabe que a compra de voto nas eleições. Sugestão: confiram a quantidade de eleitores com a população real do município. A muita gente que nem aqui mora, mas no dia das eleições vem votar e pegar o seu "favor". Isto acontece muito com os servidores públicos, pois para se conseguir "favores" é preciso transferir o título eleitoral para o município para os políticos atende-los... Confiram, autoridades fiscalizadoras!

    ResponderExcluir
  7. Enquanto isso a motocicleta da câmara de vereadores de São Miguel, que estava a serviço da fazenda de seu presidente, sem placa e sem documentação, encontra-se presa no quartel de Araguatins - TO, a ata com a assinatura falsificada dos vereadores de São Miguel, solicitando a transferência de todos os policiais que prenderam a moto esta nas mãos do Promotor, que nada fez ainda.
    Então esse pessoal deveria era cuidar de consertar os erros que já fizeram e não ficar cometendo mais erros ainda.
    É preciso que essa família perceba que os tempos mudaram e que hoje em dia ninguém tem mais medo deles não. Em vez de ficarem mandando prender professores cuidem de fazer coisas boas, pois quem sabe se vocês não serão os próximos a serem presos o que ja fizeram é mais que suficiente.
    Ah tem mais coisas, uma das filhas do nobre presidente da câmara estudou comigo, ficou reprovada na 1ª série do ensino médio e no ano seguinte estava cursando enfermagem em uma faculdade particular, não sei qual foi a mágica para arrumar o diploma de ensino médio, pois eu que nunca fiquei reprovada so consegui obtê-lo dois anos depois.
    Não sei a mágica mais sei o nome da Escola que vend.. OP$$, digo, emitiu o diploma, se me apertarem eu digo.
    Att. Maria do Socorro

    ResponderExcluir

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.