25 agosto 2013

MARANHÃO: técnicos da ANS orientam usuários de plano de saúde a migrarem para outros



A partir da próxima segunda-feira (27), técnicos da Agência Nacional de Saúde Suplementar vão estar orientando os clientes da Unimed a fazer a portabilidade para outros planos de saúde conforme as condições de atendimento e os preços semelhantes aos pagos pelos assegurados. Até o momento, a equipe da ANS vai está realizando esse tipo de serviço no período da manhã e tarde, na sede do Procon-MA, na Rua do Egito, nº 207, Centro.

A assessora jurídica do Procon-Ma, Jéssica Segadilha, falou que a estadia dos técnicos da ANS está prevista até a próxima sexta-feira (30), mas, de acordo com a demanda podem ficar por mais tempo, inclusive, pode ser providenciado um local maior para atender os clientes. “Foi disponibilizada uma sala para atender os assegurados da Unimed, mas, caso tenha uma grande procura pelo atendimento, pois, com certeza terá um espaço e um prazo maior para a realização desse serviço”, comentou.

Também frisou que muitos assegurados poderiam encontrar dificuldades, principalmente, faltas de orientações condizentes jurídicas na hora da escolha do novo plano. “Essa portabilidade dos usuários foi autorizada pela ANS ainda no dia 19 e tem um prazo de 60 dias para realizarem a troca”, declarou.

Em relação às queixas de falta de assistência médica dos clientes da Multiclínicas nos hospitais de urgência e emergência da capital, Jéssica Segadilha disse que estão ocorrendo registros, mas, apenas de forma individual, mas, mesmo assim, estão sendo tomadas as devidas providências. 

Na mira do MPF
No decorrer desta semana, o Ministério Público Federal no Maranhão (MPF-MA) instaurou um Inquérito Civil Público, assinado pela procuradora da República Ana Karízia, para averiguar uma possível omissão da Agência Nacional de Saúde Suplementar em relação às irregularidades praticadas pela Unimed São Luís.

Foi encaminhado um ofício ao diretor-presidente da ANS solicitando as seguintes informações como saber se Unimed São Luís encontra-se sob regime de direção fiscal, se era de conhecimento da agência que a operadora vinha progressivamente reduzindo os prestadores de serviço da rede credenciada e quais foram as providências tomadas perante a diminuição do número de médicos cooperados.

Como ainda quer saber sobre as providências adotadas pela agência para sanar os débitos contraídos pela Unimed São Luís com os prestadores de serviço, para tratar da comunicação feita pelo Hospital São Domingos de que a Unimed está descumprindo Termo de Confissão de Dívida, acumulando uma dívida de mais de R$ 10 milhões, além de solicitar a apresentação de elementos que indiquem a atuação da ANS diante das irregularidades cometidas pela operadora.

FONTE: O Imparcial Onliine - Publicação: 24/08/2013 08:39

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.