20 agosto 2013

PRAIA NORTE: Professores convocam Assembleia e devem promover paralisação


Reunião da direção do sindicato
Reunião da direção do sindicato
Os Sindicato dosProfessores e Servidores em Educação de Praia Norte (SINDPROSE), convocou para esta terça-feira, 20, todos os associados com direito a voto, para participar de uma Assembleia Geral Extraordinária, que vai acontecer no Miranda Espaço Show, a partir das 17:30h.
Na pauta serão debatidos o Projeto de Lei que institui o Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCS) da educação básica e a deliberar sobre a deflagração de greve.
Segundo o presidente do sindicato, professor Francisco Frazão de Almeida, é certo, que acontecerá nesta quarta, quinta e sexta-feira, uma paralisação de advertência para tentar sensibilizar o prefeito, Jader Pinheiro, sobre as necessidade de discussão do PCCS e o descontentamento da categoria profissional em relação ao descaso da gestão pública municipal.
O SINDPROSE já notificou o prefeito sobre a Assembleia e a paralisação. O residente do sindicato disse ainda que um ato público para esclarece os pais de alunos e sociedade será realizado esta semana.
O sindicato divulgou ainda uma Nota oficial sobre o movimento. Leia a Nota:
NOTA
Há mais de três anos o SINDPROSE vem travando uma luta ferrenha contra a administração municipal de Praia Norte – TO. Primeiro: Lutamos pela implantação do piso nacional e foi conquistado através de uma deflagração de uma greve que durou um mês. Tínhamos 10 reivindicações e desta, apenas três foram cumpridas: piso nacional, melhoria na qualidade da merenda e depois de um ano, paga-se o servidor em educação até o 5° dia útil de cada mês, mas o PCCR nunca foi implantado e o município demonstra não ter um mínimo de interesse em fazê-lo.
Em setembro de 2010, foi feito um acordo o qual pois fim a greve “consta em ata” com o ex-gestor Gilmar Alves Pinheiro e que até dezembro de 2010 estaria sendo elaborado o Plano de Carreira e Renumeração, mas o mesmo não cumpriu e o atual gestor, Jader Pinheiro, ironiza dizendo estar do lado da classe – na frente da diretoria do sindicato e as costa faz o contrário. Diz ter preocupação com o impacto nas finanças da prefeitura e afirma passar por dificuldades financeiras no município, mas não condiz com a realidade, pois contrata e recontrata servidores. Sabemos que não há necessidade de contratos, pois o número de efetivos é mais que o suficiente para atender a demanda de alunos. O que fica claro é que contrata pra satisfazer seus compromissos políticos e desta forma descumpre a lei. PCCR é garantia dos direitos profissionais de uma classe de servidores – sejam federais, estaduais e municipais.
Os professores de Praia Norte se sentem desrespeitados e envergonhados com as atitudes do governo municipal. A classe estar unida para lutar contras as injustiças e cobra da justiça a garantias de direitos coletivos dos trabalhadores e a valorização dos profissionaisda educação. Iremos às ruas, se continuar o jogo do ganho de tempo.
Temos procurado o diálogo, marcamos várias reuniões com o Prefeito Jader Pinheiro e enfrentamos dificuldades para sentarmos e resolver os problemas, a exemplo: tivemos uma reunião dia 14 de Maio de 2013 conversamos sobre necessidade de elaborar e implantar o PCCR, pois dentro do plano; contempla as demais reivindicaçõese ficou acertado “consta em ata”, que na reunião seguinte o município apresentaria uma minuta do PCCR para ser analisado junto a equipe administrativa do munícipio e diretoria do sindicato juntamente com sua assessoria jurídica e nada foi apresentado. “Porém, “mais uma vez o município usou a estratégia do ganho de tempo e alegações “ditas em todas as reuniões” disse:” Tenho interesse e estou do lado dos professores.” Se estar do lado é se opor as garantias de direitos, talvez seja melhor refletirmos sobre as atitudes do Jovem que esperávamos surpreender com atos flexíveis, não com arrogâncias e ironias a quem faz a educação municipal. O município solicitou um mês para dar uma resposta e considerando que o atual prefeito estar a poucos dias na gestão demos um prazo de três meses e no seu discurso nada de solução.
Temos certeza, só podemos contar com Deus e depois que a justiça tome providência e olhe para nós professores. Lemos tantas frases bonitas com referencias à profissão de um professor, mas são apenas frases feitas por aqueles(as), minoria que nos respeitam. Agora prega que irá fazer provas para os professores efetivos e só ira ficar no cargo os que obtiverem bons resultados, usa dessas ameaças para amedrontar os servidores para não irem as ruas. Esse ato de covardia é inconstitucional e tomaremos providências sobre qualquer postura de humilhação e coação aos servidores. “Não tenham medo companheiros vocês são concursados e efetivos”. Sempre priorizamos o diálogo, todavia deve o município apresentar documentos porque de propostas e belos discursos já estamos cheios. O Brasil acordou e nós educadores acordamos junto com ele.
Diretoria do SINDPROSE

Fonte: Folha do Bico. Postado por Agência Araguaia CAPC em 19 de agosto de 2013 em Bico do Papagaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.