26 agosto 2013

PARÁ: Manifestação em Serra pelada deixa 7 garimpeiros feridos

Serra-Pelada-2
A polícia impediu neste domingo, 25, que cerca de 1.500 garimpeiros invadissem a mina de ouro que está sendo construída pela mineradora canadense Colossus, na região de Serra Pelada, município de Curionópolis. Havia uma preocupação,de que as obras fossem interditadas pelos manifestantes e que a ação levasse a atos de violência.
Segundo a diretora de comunicação da empresa Colossus, Rosana Entler, as obras só voltarão ao ritmo normal quando a polícia informar que o movimento dos garimpeiros estiver terminado. Nesta, segunda-feira, 26, segundo ela, “para preservar a segurança dos nossos funcionários”, muitos dos 1.500 trabalhadores permanecerão em casa.
Serra-Pelada-1
No fim de semana, a ordem foi deixar apenas um número mínimo de funcionários no projeto. São 80 – entre os quais alguns canadenses. Segundo nota da empresa divulgado ontem, “a tentativa de invasão, anunciada de forma pública e antecipadamente” criou um clima de “coação” sob o qual “é impraticável haver diálogo”.
Rosana disse que pelo que ouviu da Polícia Militar que estava no local da mina, um grupo de garimpeiros se reuniu à tarde na Vila de Serra Pelada — no município de Curionópolis — e seguiu em direção à entrada do projeto. “Pelo que me disseram, tanto policiais quanto funcionários nossos, os garimpeiros não chegaram à portaria, ficaram a uns 100, 200 metros e depois se dispersaram e se espalharam pela vila”.
Serra-Pelada-3
Uma parte dos 52 mil garimpeiros associados à Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada (COOMIGASP) – está insatisfeita com a forma de distribuição do ouro que será produzido em Serra Pelada. Pelo acordo inicial, a Colossus teria 51% e os garimpeiros 49%, sendo que os investimentos seriam divididos meio a meio. Em 2010, com a anuência de uma Assembleia Geral realizada pelo então presidente Gessé Simão e da qual participaram mais de 20 mil garimpeiros, determinou que a empresa canadense teria 75% do ouro produzido, todavia a Colossus seria a única investidora financeira.
Por volta das 16 horas de ontem alguns garimpeiros se exaltaram e tentaram invadir o Projeto. A Polícia Militar do Pará, que estava a postos para garantir a segurança, interveio e houve confronto.
Serra-Pelada-5
Pelo Menos sete pessoas ficaram feridas. Algumas delas foram encaminhadas para hospitais de Marabá, Parauapebas e Curionópolis.
Entre os feridos a bala está o presidente do Conselho Fiscal da COOMIGASP, Amarildo Gonçalves. Ele foi atendido no Hospital Municipal de Parauapebas.
O contrato da empresa canadense, mesmo parecendo imoral, foi homologado pela grande maioria dos garimpeiros já que, há época, a cooperativa não tinha como colaborar financeiramente nos investimentos, orçados pela mineradora em R$600 milhões.
Serra-Pelada-6
Em 2012 a Justiça afastou parte da diretoria, dando início a uma verdadeira guerra pela direção da COOMIGASP, o que poderia também ser chamado de “corrida ao ouro”, já que as decisões tomadas pela direção da COOMIGASP nem sempre beneficiam quem deveria, os garimpeiros.
Por outro lado, alguns ex-diretores da COOMIGASP, que buscam na justiça o retorno alegam que esses 1.500 manifestantes não passam de massa de manobra, não representando os mais de 50 mil garimpeiros cadastrados na Cooperativa. (Com informações de Zé Dudu/Fotos: Antônio Cícero)
Fonte: Folha do Bico - Postado por Agência Araguaia CAPC em 26 de agosto de 2013 em Bico do Papagaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.