21 agosto 2013

PARÁ: Sob reclamações, diretoria da CELPA é confrontada em sessão da Câmara em Marabá

Cerca de 60% das reclamações que chegam nos últimos três meses ao PROCON de Marabá são direcionadas à CELPA, segundo informou nesta terça-feira, 20, o coordenador do PROCON José Ubiratan Sompré durante sessão polêmica na Câmara Municipal para discutir com diretores da empresa os problemas que afligem os marabaenses nesta área.
vereador Guido Mutran (PMDB) denunciou, entre outras coisas, que o consumo de energia em 90% de todas as unidades consumidoras de Marabá, nos três últimos meses, ocorre por estimativas baseadas nos 12 últimos meses, causando transtornos financeiros à população. Criticou também o sistema de leitura dos padrões nos postes, o mau atendimento no posto da CELPA localizado da Folha 33 quando o consumidor vai realizar reclamação de faturas exorbitantes, por exemplo.
As concessionárias, explica Guido, só podem faturar pela média se o consumidor se negar a visita dos aferidores. “Quero saber qual o impedimento que a empresa teve para tomar essa decisão?”, questionou.
Diante de várias reclamações de todos os cantos da cidade contra a CELPA, Guido Mutran sugere que as comunidades afetadas ingressem na Justiça com ações populares contra as agências reguladoras (ANEEL) e Arcon, que não estariam fiscalizando a CELPA como deveriam.
Vários vereadores apresentaram queixas de bairros inteiros que estão sofrendo com queda de energia em Marabá, falta de postes, transformadores com defeitos. É o caso das Folhas 6, 28, 13, Km 7, entre outros.
João Augusto reconheceu que há dificuldades em várias áreas, argumentou que a CELPA teve prejuízo de R$ 600 milhões no ano passado e já acumula prejuízo de R$ 200 milhões este ano. Apesar disso, disse que iria anotar todas as áreas apontadas pelos vereadores e que a equipe técnica vai a cada uma delas para analisar caso a caso. Ele sugeriu a criação de uma comissão envolvendo a CELPA, Câmara e Prefeitura de Marabá para percorrer os bairros e avaliar as demandas mais críticas para que elas sejam solucionadas o mais rápido possível.
João Augusto Dantas disse que desde que a Equatorial assumiu a gestão da CELPA, promoveu algumas ações para melhorar a qualidade do fornecimento de energia. Modificou o modelo de padronização de agência e anunciou que a empresa vai investir até 2014 cerca de R$ 700 milhões, sendo R$ 200 milhões apenas na região sul/sudeste do Pará priorizando Parauapebas, Redenção e Marabá.
Ele reconhece que no escritório de atendimento ao público, localizado às margens da Rodovia BR-230, não há estacionamento para os clientes e que há poucos pontos de atendimentos, que a agência está mal localizada, não tem acesso fácil para moradores. Por isso, a empresa está construindo uma nova sede, localizada na Folha 21, a qual terá 10 guichês de atendimento e que ela será inaugurada até 30 de novembro próximo. “Ela já entra no novo padrão CELPA e os clientes receberão senhas para serem atendidos”, informou, dizendo que a empresa está estudando abertura de novas agências em Marabá, mas não deu prazo para isso acontecer. (Paulo Costa)
Fonte: Postado por Agência Araguaia CAPC em 21 de agosto de 2013 em Pará

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