18 junho 2014

São Luís (MA) Corpus Christi altera a rotina de órgãos públicos,comércio e bancos

FERIADO » Sara Ruas / Gladys Alves - De O Imparcial

Publicação: 18/06/2014 07:54 Atualização: 18/06/2014 08:58

Amanhã é dia de Corpus Christi, uma celebração católica que reúne milhões de religiosos de todo o país nas igrejas. Com isso, é importante os ludovicenses ficarem atentos às mudanças de horário dos estabelecimentos da capital. Segue abaixo o que abre e fecha:

Órgãos Públicos
Em nota, a Prefeitura de São Luís informou que, durante o feriado de Corpus Christi, os serviços públicos prestados pela Prefeitura considerados essenciais - como saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros - devem garantir o atendimento por escalas de serviço ou plantão.

Informou ainda que a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) disponibilizará equipes para coleta de resíduos e varrição. As demandas referentes à iluminação pública serão atendidas por grupos de monitoramento. A Semosp lembra ainda que qualquer sugestão, crítica ou informação referente à iluminação pública pode ser feita pelo número 0800 284 8082.

Comércio
Em nota, a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís informou que o comércio da capital maranhense poderá funcionar em horário especial amanhã (19), conforme a Convenção Coletiva.

Segundo a Convenção, para as lojas de rua é permitido o funcionamento das 8h às 14h, para os estabelecimentos lojistas situados em shoppings o horário poderá ser das 14h às 20h.

Shopping
O Shopping da Ilha seguirá o horário da Convenção. Suas lojas abrirão das 14h às 20h. A praça de alimentação, cinema, parque de diversão e o evento Circuito de Férias funcionarão das 12h às 22h.

Bancos
Quem precisar de serviços bancários durante o feriado deverá procurar canais alternativos de atendimento. Os bancos fecharão suas portas por todo o dia do feriado, reabrindo normalmente na sexta-feira (20).

Lotéricas e Correios
As lotéricas e correios da capital não funcionarão durante o feriado voltando à normalidade no dia seguinte.


Programação da Arquidiocese de São Luís
Durante toda a manhã, missas serão realizadas em todas as paróquias da Arquidiocese. À tarde a programação segue para o Estádio Nhozinho Santos, a partir da 15h, com a concentração e chegada dos fiéis. O tema da solenidade será “A Eucaristia nos faz Igreja”. Em seguida, shows de bandas católicas animarão os fiéis. Às 17h acontecerá a Missa Solene, sendo presidida por dom José Belisário da Silva, Arcebispo de São Luís. Também devem participar da missa padres e diáconos representando as mais de 50 paróquias da arquidiocese.

Percurso da Procissão
Após a missa será realizada uma grande procissão luminosa, percorrendo algumas das mais tradicionais ruas do Centro de São Luís. Os fiéis seguirão pela Rua Doze, Avenida Getúlio Vargas, Rua Grande, Travessa Galpão, Avenida de Castro, Rua Rio Branco, Rua da Paz, Rua do Egito, Avenida José Sarney e Avenida Dom Pedro II até a Catedral Metropolitana (Igreja da Sé), onde o arcebispo dará a bênção do Santíssimo Sacramento. Durante o percurso, duas paradas para oração e reflexão vão ser realizadas: uma na Igreja Nossa Senhora do Carmo e outra na Igreja de São João Batista.

Qual o significado da celebração?
A celebração tem como finalidade honrar Jesus Cristo, pedir perdão a Jesus pelo que foi feito a ele e protestar contra aqueles que negam a presença de Deus na hóstia sagrada.
De acordo com a Arquidiocese de São Luís, a celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

A Arquidiocese ainda informou que, em 1264, o Papa Urbano IV, através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja. A procissão com a Hóstia consagrada, conduzida em um ostensório pelas ruas, é datada de 1274. Porém, segundo historiadores, foi na época barroca que a tradição ganhou força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.