14/06/2014 10h19min - PROTEJA O GOL - T1 Notícias (adaptado)
No Rio de Janeiro, 500 mil camisinhas femininas e masculinas serão distribuídas junto com material explicativo...
Autor: Agência Brasil
Campanha de prevenção 'Proteja o Gol'
Até o final da Copa do Mundo, uma campanha alertará para o uso de preservativos para evitar a transmissão do HIV nas cidades-sede. No Rio de Janeiro, 500 mil camisinhas femininas e masculinas serão distribuídas junto com material explicativo. Nesta sexta-feira, 13, no centro da cidade, o Grupo pela Valorização, Integração e Dignidade do Doente de Aids (Grupo pela Vidda) deu o pontapé na iniciativa, chamada "Proteja o Gol", esclarecendo pedestres no Largo da Carioca. No Brasil, a doença provoca 12 mil mortes e infecta 40 mil pessoas por ano.
A coordenadora de Mulheres da organização, Mara Moreira, esclarece que não é correto falar em grupo de risco, embora a doença avance mais entre jovens e mulheres com mais de 40 anos. Mara explica que qualquer pessoa que mantém relações sexuais, incluindo a prática de sexo oral - que deve ser feito com camisinha - sem proteção, corre o risco de pegar o vírus. Ela lembra ainda que 718 mil pessoas vivem com HIV no país, sendo que 150 mil não sabem que têm a doença.
“É uma epidemia que é considerada uma pandemia, são muitas pessoas infectadas. Há constante necessidade de prevenção e conscientização”, declarou a coordenadora. Ela ressalta que, apesar de o tratamento ter avançado nos últimos anos, a Aids não tem cura. “A doença danifica o corpo das pessoas vivendo com o HIV, como eu, mas com várias dificuldades na adesão ao medicamento, que é muito tóxico. Somente a camisinha vai prevenir essa doença”, afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.