19 junho 2014

Vice-presidente dos EUA promete mudanças reais na política de vigilância da web

Redação Portal IMPRENSA | 18/06/2014 09:30

Durante encontro com a presidente Dilma Rousseff, o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que o país promoveu mudanças reais em sua política de "vigilância". Em passagem pelo Brasil, o governante disse que teve uma conversa "franca" com Dilma sobre o tema espionagem. "Fizemos mudanças reais em nosso processo e estamos tendo uma nova abordagem sobre essa questão", ponderou.

Crédito:Wilson Dias/ABr
Joe Biden prometeu à presidente Dilma mudanças reais na política norte-americana de vigilância da internet
Segundo a Folha de S.Paulo, Biden disse que a internet “não é uma ferramenta de repressão de governos” e destacou o papel do Brasil no debate. Em parceria com a Alemanha, os EUA apresentaram na Organização das Nações Unidas (ONU) um projeto de resolução antiespionagem. 

A medida vem após as denúncias do ex-analista da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês), Edward Snowden, em 2013. As revelações de que os Estados Unidos teriam acesso a e-mail, ligações, entre outras informações dos internautas e de governos causaram mal-estar entre os países e motivaram o cancelamento da viagem de Dilma a Washington no ano passado. 

O vice-presidente não citou um eventual pedido de desculpas pela espionagem e tentou minimizar a situação. Para ele, "não há razão" para que as relações comerciais entre os países não se aprofundem: "O céu é literalmente o limite para o que podemos alcançar juntos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.