19 junho 2014

China proíbe imprensa local de publicar "conteúdo crítico" ao Partido Comunista

Redação Portal IMPRENSA | 18/06/2014 16:00

A Administração Estatal da Imprensa, Publicação, Rádio, Filme e Televisão, órgão do governo chinês que regula a comunicação no país, determinou novas diretrizes para jornalistas e veículos de mídia. Entre as regras, está a proibição de que profissionais ou empresas jornalísticas publiquem "conteúdo crítico" ao Partido Comunista.


Segundo a Reuters, jornalistas também estão proibidos de criar websites ou blogs particulares que façam críticas negativas ao governo. O órgão, entretanto, não determina o que constitui "conteúdo crítico".
Crédito:Reprodução
Novas diretrizes proíbem os veículos de comunicação de criticarem o governo chinês
As novas medidas foram divulgadas em um boletim que destaca a repressão do governo às "notícias falsas" e a corrupção na imprensa. Os jornalistas chineses também estão proibidos de conduzir entrevistas ou escrever reportagens "fora de seus campos designados de cobertura".

Além disso, as agências de notícias são obrigadas a publicar, regularmente, a "opinião das massas" em suas reportagens, além de consultar sempre autoridades de propaganda e reguladores de mídia. Os jornalistas ou veículos que descumprirem as regras podem perder a licença para atuar no país.

Leia também

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.