21 junho 2014

Copa atrai camelôs estrangeiros para ruas do Centro de Manaus

21/06/2014 17h40 - Atualizado em 21/06/2014 17h40

Rua Henrique Martins é um dos pontos escolhidos para vendas.
Prefeitura diz que camelôs serão retirados até o início de julho.

Abinoan Santiago Do G1 AM

Rua Henrique Martins é um dos principais pontos de camelôs em Manaus 
(Foto: Abinoan Santiago/G1)

Com a realização da Copa do Mundo, no Brasil, algumas pessoas em Manaus aproveitaram o evento para conseguir aumentar a renda. Uma das alternativas usadas é a comercialização de produtos em pontos conhecidos da cidade. A Rua Henrique Martins, no Centro da capital amazonense, virou um dos lugares utilizados por ambulantes para vender diversos artigos. O local é ponto de comércio e passou a ser dividido por brasileiros e estrangeiros. A prefeitura de Manaus adiantou que todos serão retirados da via até julho.


O camelô Diego Molina, de 30 anos, é do Chile. Ele está há um mês no Brasil para acompanhar a Copa e vender artigos esportivos. "Nesse período de festa é mais fácil comercializar porque tem muitas pessoas de fora que gostam de gastar dinheiro nas cidades-sede do Mundial", comentou o chileno, que preferiu não vender artigos relacionados a Copa, apesar do período de realização do evento. "Nem sempre procuram só camisas", acrescentou.

Mas há estrangeiros também que preferem comercializar artigos da Copa. O peruano Gino Huamanchumo, de 35 anos, é um deles. Ele escolheu Manaus para vender seus produtos relacionados ao Mundial por conta da proximidade com o país dele.

"Antes de iniciar a Copa, as minhas vendas não estavam boas, mas elas aumentaram depois que começou o Mundial, principalmente as camisas que são bastante compradas, tanto que fortalece o estoque duas vezes depois do início da primeira fase", relatou o peruano.
Camelô chileno está há um mês no Brasil para
vender na Copa (Foto: Abinoan Santiago/G1)

O ambulante manauara Sérgio Guedes, de 28 anos, disse que não se importar com a chegada de estrangeiros para disputar os clientes em ruas do Centro de Manaus. "É melhor para o cliente porque tem mais opções. Enfrentamos concorrência todos os dias e isso é normal', avaliou.

Como a prefeitura de Manaus está trabalhando a retirada de camelôs das ruas, ao menos 135 ambulantes devem sair da Rua Henrique Martins até o início de julho, quando deverá ser inaugurada a galeria Espírito Santo, no Centro de Manaus. A realocação será com aqueles que aderiram na seta-feira (20) ao Termo de Compromisso, que prevê a remoção para duas duas galerias.

Os ambulantes também podem optar pelo shopping T4, com entrega prevista para o fim de 2014, e poderão aderir ao financiamento de R$ 10 mil. Questionada pelo G1 sobre a situação dos estrangeiros, a prefeitura informou que se os ambulantes não tiverem aderido ao Termo de Compromisso eles serão retirados e não poderão vender produtos em nenhuma das calçadas do Centro de Manaus. A mesma medida será aplicada aos estrangeiros e vendedores locais.
Peruano diz que prefere vender camisas na Copa (Foto: Abinoan Santiago/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.