Data do post: 22/11/2013
Um novo módulo para recarga do cartão do produtor já está em funcionamento no estado. Criado pela equipe de Tecnologia de Informação da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), o sistema permite que os produtores rurais recarreguem os cartões para a retirada da Guia de Transporte Animal (GTA). O Tocantins é o quarto Estado a emitir a GTA por meio do cartão do produtor, o que desburocratiza o processo e facilita a vida do homem do campo.
Com o cartão, o produtor rural terá acesso à Plataforma de Gestão Agropecuária e poderá acessar o banco de dados nacional, de onde estiver, pela internet. Além disso, o produtor poderá efetuar, por exemplo, a emissão de GTA, o pagamento de taxas e a emissão de nota fiscal.
Produtor rural do município de Formoso do Araguaia Eurípedes Martins Costa já efetuou a recarga do cartão e retirou a GTA via internet. Para ele, o novo sistema desburocratizou o processo para emissão do documento para o transporte animal. “Foi uma conquista muito grande para nós. O cartão do produtor permite a gente retirar a GTA em qualquer horário, e qualquer lugar. Basta ter acesso à internet”, completou. A partir do pagamento do Documento de Arrecadação da Receita Estadual (Dare), o produtor pode retirar a Guia de Transporte Animal 24 horas por dia, todos os dias da semana.
De acordo com o supervisor de Tecnologia da Informação da Adapec, João Borges Leite, desde o último dia 11 de novembro os produtores já podem fazer a recarga dos cartões. Para adquirir o cartão, o produtor deve acessar o site www.cnacard.com.br e realizar a solicitação. “Qualquer produtor que for cadastrado na Adapec pode ter acesso ao cartão do produtor”, explicou.
O supervisor da Adapec alertou ainda que para a recarga do cartão, o produtor deve retirar um Dare, nos escritórios locais da Agência, e pagar em qualquer agência bancária até a validade, com o valor referente à recarga do cartão, em seguida ele deve procurar um escritório da Adapec para realizar a validação do crédito. “O sistema de crédito já está pronto e funcionando. O diferencial é que agora o produtor pode emitir a GTA via internet”, completou.
Para esclarecer as dúvidas dos produtores, a Agência de Defesa Agropecuária está orientando os técnicos dos escritórios no interior do Estado quanto aos procedimentos para a recarga dos cartões do produtor. “A Agência está orientando os servidores para esclarecer todos os produtores sobre os procedimentos para a inserção de créditos no cartão”, frisou Marcelo Aguiar Inocente, presidente da Adapec.
Legenda: O Tocantins é o quarto Estado a emitir a GTA por meio do cartão do produtor
(Tecnotícias / Ascom/ATN)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.