10 setembro 2013

MARANHÃO: Agerp desenvolve pesquisa para incrementar produção agrícola em municípios do estado

Técnicos da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp-MA), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), desenvolvem desde o início deste ano, ações de pesquisa aplicada a sistemas de base sustentáveis em diversas comunidades rurais maranhenses. Nesse trabalho, a Agerp conta com a parceria das Associações de Agricultores Familiares, Secretarias Municipais de Agricultura e as Escolas Casa Familiar Rural.
A iniciativa integra as ações programáticas da Agerp com recursos financeiros do Tesouro Estadual do Programa – Desenvolvimento da Agricultura Familiar – da ação Pesquisa Aplicada a Sistemas de Base Sustentável, PPA 2012-2015, exercício 2013, que tem por finalidade identificar e desenvolver modelos de agricultura sustentável objetivando avaliar, multiplicar e difundir tecnologias apropriadas à agricultura familiar.
Nesse sentido, a Agerp-MA tem intensificado a assistência técnica aos agricultores familiares em todo o Estado. A ideia é amparar as demandas do setor, promovendo as transformações sociais necessárias desde que seja fruto da construção partilhada entre a sociedade civil organizada e o Estado, possibilitando a sustentabilidade dos recursos naturais e garantindo a melhoria da qualidade de vida desses agricultores familiares.
Pesquisa Aplicada
A realização de ensaios de pesquisa e das unidades de referência é imprescindível para definição das variedades e os manejos mais adequados e produtivos para as condições de clima e solos do estado do Maranhão.
Os agricultores familiares selecionados e atendidos pelo programa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar da ação – Pesquisa Aplicada a Sistemas de Base Sustentável, pertencem aos municípios de Bom Lugar (comunidade Salgadinho), Bela Vista (comunidade Centro do Lulu), Pirapemas (comunidade Inês), Matões do Norte (comunidade Paraíso), Miranda do Norte (comunidade Morro Grande), Paço do Lumiar (comunidade Canaã) e São Luís, (comunidade Calembe).
A equipe de P&D da Agerp atende os agricultores familiares através dos ensaios de pesquisa sobre o uso da torta do babaçu na alimentação de frango caipira; avaliação de cultivares de alface americana em sistema hidropônico; avaliação do comportamento do feijão caupi; avaliação de híbridos de maracujá amarelo; comportamento de cultivares de cebola; avaliação de cultivares de mandioca mansa; e das unidades de referência em sistemas agroflorestais (SAFs), analisando aspectos relacionados à organização social, à produção de alimentos e os efeitos sobre o ambiente (vegetação e condições de clima e solo).
De acordo com o coordenador de Pesquisa Agropecuária da Agerp, José Rogério Salles, nas atividades de P&D nos municípios, é necessário que haja identificação das comunidades parceiras interessadas e comprometidas com a implantação dos projetos nos locais. Os pesquisadores apresentam os projetos e, juntamente com a equipe de técnicos dos Escritórios Regionais da Agerp e os agricultores familiares, os implantam e acompanham em cada município-comunidade.
“Os principais resultados esperados com esses projetos consistem na definição e organização de um conjunto de informações tecnológicasconsistentes, geradas e/ou adaptadas localmente de forma compartilhada, possibilitando aumento da produtividade e da rentabilidade dos agricultores e agricultoras familiares do estado do Maranhão”, destacou.
Para o presidente da Agerp, Jorge Fortes, as experiências em andamento são frutos da política adotada pela Agência e refletem positivamente em resultados promissores na assistência técnica, que esta agência de P&D desenvolve no Estado.
“Os agricultores familiares atendidos pelas ações da pesquisa terão um ganho considerável, levando em consideração as dinâmicas sociais, econômicas e ambientais. Com essas ações, ganham todos, agricultores familiares, sociedade e Governo, uma vez que a pesquisa vem apoiando e consolidando a assistência técnica prestada pela Agerp”, salientou Jorge Fortes.
Fonte: Folha do Bico - Postado por Agência Araguaia CAPC em 9 de setembro de 2013 em Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.