29 novembro 2013

Centros comerciais de São Luís terão policiamento reforçado em dezembro

As ações serão destinadas às ruas Grande, Santana, Passeio, Paz e Mercado Central.

Divulgação/SSP
29/11/2013 às 18h26 - Atualizado em 29/11/2013 às 18h37

Arquivo/Biné Morais/O Estado
SÃO LUÍS - Com a chegada das compras de fim de ano e o aumento no fluxo de pessoas frequentando as principais áreas comerciais de São Luís, o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) definiu o plano de segurança que será empregado em dezembro e início de janeiro. As ações serão destinadas ao centro comercial das ruas Grande, Santana, Passeio, Paz, Mercado Central e outras áreas comerciais da cidade. O plano foi apresentado, nesta sexta-feira (29), no Salão Azul, do Comando Geral da Polícia Militar.
Neste fim de semana, a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) destinou um reforço emergencial para o centro de São Luís com o emprego de viatura e motocicletas. Estarão sendo empregado durante todo o mês, só no policiamento a pé, mais de cem homens.
Além desta modalidade, policiais motorizados das unidades policiais como Batalhão de Choque, Esquadrão de Polícia Montada (EpMont) e 9º BPM estarão deflagrando ações em toda a região central de São Luís. Em pontos fixos das praças Deodoro, Pantheon e do Mercado Central, com abrangência em toda a Avenida Magalhães de Almeida, permanecerão equipes de policiais montados.
Alunos do Curso de Formação de Soldados serão empregados no policiamento. Já as outras áreas como os shoppings, bairros da Cohab, Cohatrac , Renascença e demais centros comerciais espalhados pelos bairros, serão atendidos pelos 1º, 6º e 8º BPM. As ações começam a ser deflagrada com intensidade na terça-feira (3). A concentração acontecerá às 8h na Praça do Pantheon.
O comandante do policiamento Metropolitano, tenente-coronel Marco Antônio Alves, informou que as medidas visam proporcionar tranquilidade e segurança as famílias que desejam realizar suas compras de Natal e Ano Novo. “Nosso contingente estará empregado para garantir que o cidadão possa realizar suas compras com segurança e retornar às suas residências sem risco de serem vítimas de nenhuma ação delituosa, por isso, montamos um plano voltado para saturar todas as áreas de risco e prevenir assaltos naquelas com pouca incidência”, explicou.
O efetivo policial será reforçado ainda com a convocação dos militares que estão de férias. Outra medida foi o emprego de 90 alunos do Curso de Formação de Soldados. “Cada aluno, a partir do dia 20 de dezembro, acompanhará uma equipe de militares e somará esforços no patrulhamento destas áreas, principalmente, nos fins de semana para atender a particularidade do centro comercial”, completou o tenente-coronel Alves.
O comandante do Policiamento Metropolitano lembrou, ainda, que a área do centro da cidade conta ainda com câmeras do videomonitoramento que estão interligadas 24h com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). Elas acompanham em termo real toda a movimentação dos consumidores em alguns pontos do centro.
Serviço de Inteligência
O CPM empregará homens do Serviço de Inteligência em todo o centro comercial. Cada militar colherá informações e impedirá que criminosos se aproveitem da aglomeração de pessoas para cometer os crimes. No período da noite, equipes de motocicletas percorrerão as principais ruas do centro garantindo que nenhum estabelecimento seja arrombado.
O tenente-coronel Marco Antônio Alves garantiu que o planejamento para o centro comercial em nada interfere no patrulhamento diário nos bairros, mas, conjuga os esforços.
Abordagens
Em cada quarteirão, duplas de policiais militares estarão dispostos verificando a movimentação dos consumidores. Durante o policiamento, ao verificar alguém em atitude suspeita, será realizado abordagem e em casos confirmados, os assaltantes serão conduzidos à delegacia.
Segundo o comandante do 9º BPM, tenente-coronel João Frederico Pereira, responsável pela área, durante a operação no Centro, o policial uma vez que esteja em sua área de atuação poderá abordar qualquer pessoa em situação suspeita. As viaturas estarão fazendo rondas em locais de maiores incidências e que mapeados pela polícia.
“Teremos um policiamento preventivo em todas as suas nuances. Vamos ter um patrulhamento proativo e mais dinâmico, justamente para saturar todas as áreas e impedir que locais próximos ocorram assaltos. Estaremos dando mais atenção aos locais de difícil acesso por conta do maior fluxo de carros, neste pontos as motocicletas estarão, por conta sua facilidade de mobilidade percorrendo estas regiões”, detalhou o comandante 9ª BPM.
O comandante lembrou ainda que o cidadão tome alguns cuidados ao se deslocar para o centro comercial. Entre as recomendações, o tenente-coronel João Pereira lembrou a importância da substituição do dinheiro pelo cartão de crédito e que os consumidores evitem levar objetos de valor no momento de realizar as compras.
O cidadão que necessitar acionar a polícia pode ligar para o telefone 190, do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) ou entrar em contato diretamente com o Comandante de Policiamento de Unidade (CPU) que estará todos os dias na área do centro pelo número 8883-0759.
(De: Imirante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.