25 novembro 2013

Restaurante Popular será inaugurado no bairro do Coroado

Imirante.com, com informações da Sedes


24/11/2013 às 14h39
Divulgação

SÃO LUÍS - A do Coroado vai receber um restaurante popular, nesta terça-feira (26). Esse será o quarto Restaurante Popular de São Luís. Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, o Estado cumpriu os requisitos para aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), adotando a forma sistêmica de implementação da Política de Segurança Alimentar no Maranhão, por meio da criação de unidades de alimentação em São Luís.
A unidade do Coroado, que já funciona em caráter experimental, tem capacidade para servir mil refeições por dia, ao preço simbólico de R$ 1. Os pratos são preparados de acordo com a orientação de uma equipe de nutricionistas, sendo que cerca de 30% dos produtos utilizados para produção dos alimentos provenientes de polos de pequenos agricultores.
Fernando Fialho afirma que, ao utilizar os produtos da agricultura familiar, o Estado fortalece a qualidade de vida dos pequenos produtores. "Para a população que se beneficia dos restaurantes populares, dentre as muitas vantagens está o fato de a alimentação oferecida ter qualidade igual à comida ofertada em grandes empresas, como a Vale e a Alumar, que têm contratos com os mesmos fornecedores que atendem os restaurantes populares".
Liberdade e Maiobão
Serão inaugurados, até o início de 2014, mais duas unidades de alimentação: uma no bairro da Liberdade e outra no Maiobão, totalizando seis restaurantes populares em São Luís, contando com as unidades dos bairros Anjo da Guarda, Cidade Olímpica e Vila Luizão, que já estão funcionando plenamente.
Os restaurantes populares têm como objetivo garantir segurança alimentar e nutricional à população de bairros com grande concentração de famílias com baixa renda, trabalhadores informais, idosos, estudantes, aposentados, famílias cadastradas no Cadastro Único (Cadúnico) e moradores de rua em situação de risco ou vulnerabilidade alimentar.
Balanços recentes feitos pela Sedes constatam que já foram servidas 621.251 mil refeições nos restaurantes populares, no período de junho de 2012 a primeira quinzena de novembro deste ano.
Alimentação adequada
De acordo com a gestora de programas dos restaurantes populares, Raíssa de Cássia Ferreira as unidades de alimentação são uma forma de o governo proteger, informar, monitorar, fiscalizar e avaliar a efetivação do Direito Humano à Alimentação Adequada. "O Estado tem por dever formular políticas públicas específicas que assegurem o direito do cidadão a uma alimentação adequada, e os restaurantes populares cumprem esse papel", explicou a gestora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.