25 novembro 2013

Mais de 35 mil jovens concorrem às vagas dos cursos técnicos do IFMA

Publicação: 25/11/2013 07:52

Foram realizadas, ontem, as provas para os cursos técnicos do Instituto Federal do Maranhão (Ifma). As provas aconteceram nos 18 campi e 3 núcleos avançados do Ifma no estado. Um total de 35.189 candidatos se inscreveram para concorrer as 4.310 vagas. De olho no mercado de trabalho, cresce o interesse pelos cursos técnicos, com uma boa remuneração e uma duração menor do curso em relação à graduação.

Para Ximena Bandeira Maia, Pró-Reitora de Ensino do IFMA, ela acredita que a busca dos jovens pela qualificação técnica se dá muito em função do quadro do mercado de trabalho neste momento, que remunera bem os profissionais com cursos técnicos e tem vagas para o profissional. “Nós temos uma modificação no que diz respeito à valorização do curso profissional em relação a outros tempos. O técnico formado tem uma remuneração que hoje supera muitos cursos de graduação. Essa valorização faz com que a procura tenha crescimento em várias áreas. Vale destacar os cursos de Segurança do Trabalho, eletrotécnica, informática, eletromecânica, automação industrial. São cursos muitos procurados pelo aquecimento do mercado e a remuneração atraente”, afirmou.

Ximena diz que a procura tem crescido gradualmente. Este ano, o IFMA aumentou o número de vagas e ainda assim, a concorrência é de 58,18 candidatos por vaga. “Nós ampliamos a quantidade de vagas em relação ao ano passado. Uma concorrência muito grande, principalmente aqui no Campus Monte Castelo. Isso em consonância com o mercado de trabalho. A construção Civil, por exemplo, é uma área muito aquecida atualmente”.

O candidato Mauro Dias, 18 anos, diz que escolheu o curso técnico justamente pela pressa para se qualificar e estar no mercado de trabalho. Ele busca uma das vagas no curso de técnico de Informática da IFMA. “Com o curso é mais fácil arrumar trabalho. É uma área que eu gosto e no curso técnico, a gente termina mais rápido e pode trabalhar”.

(O Imparcial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.