28 novembro 2013

Maranhense Raul Lima é um dos destaques em competições estaduais e nacionais de off road

Publicação: 28/11/2013 11:24


Com um currículo que envolve títulos em competições estaduais, nacionais e até mesmo no Rally dos Sertões, Raul Lima, de 20 anos começa a despontar como um dos principais pilotos maranhenses no motociclismo off road. São mais de 130 troféus em pouco mais de quatro anos de carreira. Ainda com um bom tempo pela frente, o piloto sonha com vôos mais altos.

Considerado o piloto revelação no Rally dos Sertões do ano passado, após conquistar o segundo lugar em sua categoria, Raul Lima teve o melhor ano de sua curta carreira em 2013. Campeão de quatro campeonatos estaduais e no próprio Sertões nas categorias Marathon e Júnior, ele apareceu para o cenário nacional.

Desde os 16 anos competindo nas motos, o atleta que veio do moto in bike, integrou a equipe Maranhão nos Sertões este ano na disputa do Rally dos Sertões. Fato inédito para um atleta tão novo off-road maranhense. Além desta, foram várias outras competições disputadas pelo Brasil. Mesmo com todos estes resultados e conquistas, o jovem ainda divide o seu tempo com os estudos.

Para quem acha que o ano acabou, Raul ainda tem a possibilidade de conquistar mais títulos este ano. Nos dias 1º e 15 de dezembro, o piloto ainda disputará as finais do Estadual de Enduro e de mais uma competição de motocross respectivamente. 
Confira na íntegra a entrevista do piloto Raul Lima ao SuperEsportes.

Como você começou no motociclismo off Road?


Eu sempre andei de bike desde pequeno. Meu negócio era duas rodas. Eu era atleta de moto in bike e insisti tanto que meu pai me deu uma moto CRF 230, perfeita para quem quer começar no off road. Lembro que minha mãe passou três dias sem falar com meu pai (risos). Depois da primeira competição que eu disputei e ganhei eles viram que eu tinha foco e comecei a treinar forte. Lembro que uma das regras da família era não ter moto porque é muito perigoso.

Qual a diferença do Raul que disputou o Rally dos Sertões em 2012 para o de 2013?

A principal diferença é a experiência. Um ano de Sertões faz muita diferença. Eu imagino os pilotos que já correm há mais de 10 anos. Estes são os pilotos que estão na ponta. Porque o segredo do Rally dos Sertões não é ser o mais rápido, mas sim não quebrar e andar sempre na frente.

Como é participar destas competições em uma moto onde o piloto é sozinho?

No carro e nos outros tem um piloto e o navegador onde cada um faz sua parte. Já nas motos faz as duas funções. É muito perigoso. Inclusive eu caí esse ano no Rally dos Sertões por conta disso. Eu fui abaixar para olhar o navegador e quando percebi estava em cima de uma ponte. Consegui atravessar a ponte, mas logo depois tinha uma erosão e não teve jeito.

Que prova você prefere?


Acho que é o motocross, porque você larga com uns 30 pilotos e o coração bate mais forte porque tem aquela disputa intensa. Além disso, tem a presença do público. Mas eu acho que todas as modalidades que eu disputo acabam me ajudando de certa forma nas outras.Mas o Motocross é diferente das outras.

Como você observa o nível dos pilotos maranhenses em relação aos outros pilotos dos principais centros do Brasil?

Ainda estamos muito longe. Falta muita coisa. Não só na questão dos equipamentos como também na questão da rotina dos treinamentos e profissionalização. Aqui eu sou um dos poucos que treina visando evoluir e se tivesse uma oportunidade dedicaria todo o meu tempo para isso. Mas tenho faculdade para estudar e outras coisas para fazer. A dedicação é fundamental e é isso que eu estou tentando fazer para ser um diferencial aqui no estado. Se eu tivesse uma oportunidade eu me dedicaria profissionalmente.

Que competições você pretende disputar em 2014?


Quero disputar os mesmos campeonatos maranhenses, o Rally dos Sertões, o Piocerá que vai ser realizado no Piauí e no Ceará e quero disputar pelo menos duas etapas do Brasileiro de Motocross.

Até onde você pretende chegar?


Quero chegar em uma equipe profissional grande, seja no Brasil ou fora. Não tem nada melhor do que o atleta conseguir desempenhar a função dele da melhor forma. Fazer o que se gosta, tendo todo suporte técnico e financeiro para fazer isso.

Títulos em 2013
Campeonato Maranhense de Enduro de Regularidade
Campeonato Maranhense de Enduro Fim
Campeonato Maranhense de Motocross
Rally dos Sertões (Marathon e Júnior)

Esporte para superar dificuldades 
Off road é um termo do vocabulário inglês que literalmente quer dizer "fora de estrada" e designa atividades variadas praticadas em locais desprovidos de estradas pavimentadas, calçadas ou de fácil acesso e trâmite. Geralmente os locais preferidos para prática do off road são os mais distantes de cidades e desprovidos de infra-estrutura urbana. O contato com a natureza é algo desejado e apreciado e o objetivo desta atividade é superar as dificuldades de acesso e transposição impostos pela natureza como por exemplo na forma de lama, pedras, erosões, subidas e descidas íngremes, neve, alagamentos, etc.

Atualmente o off road está associado à adrenalina e à velocidade pois as atividades mais comuns utilizam-se de veículos motorizados como motos, jeeps e camionetes, mas também existem atividades off road praticadas com cavalos, bicicletas e também a pé.
Moto quatro - Também conhecido como Quadricículo ou simplesmente Quad

O off-road motorizado que hoje é utilizado como esporte e terapia pelos seus praticantes, nasceu de uma necessidade de guerra. Os primeiros veículos foram criados durante a 2ª Guerra Mundial com o objetivo de penetrar e deslocar tropas e soldados em locais de difícil acesso.
Atividades off road podem ser praticadas como lazer e também como competicões organizadas. Temos os enduros, rallys e raids. No Brasil anualmente é realizado o Rally dos Sertões, que a partir de 2004 passou a englobar paises vizinhos e é considerado o maior da América Latina. Em termos globais, o Rally Paris-Dakar é tido como o maior e mais perigoso rally do mundo e também é a atividade off road com maior prestígio na mídia.

Por sua natureza de "desafio" o off road é tido como atividade de risco e requer o uso de equipamentos de proteção, basicamente, capacetes, luvas e óculos de proteção; entretanto a gama de equipamentos pode variar bastante de acordo com o tipo de atividade off road praticada.

Uma parte muito importante para o veículo off road é a manutenção. Deve-se estar atento se o mecânico e a sua oficina oferecem suporte e segurança.


(O Imparcial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.