As motocicletas estão no topo da lista como o tipo de veículo em maior circulação
De agosto de 2012 a agosto de 2013 houve um aumento de mais de 10% na frota de veículos de Imperatriz, de acordo com dados do Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran-Ma). Ano passado, o número de automóveis na cidade era de 98.055, hoje esse número passou para 108.697.
As motocicletas estão no topo da lista como o tipo de veículo em maior circulação. Ao todo são 44.930 registradas no Detran, o que corresponde a quase 42% do total da frota. O diretor da 1ª Ciretran de Imperatriz acredita que esse número se justifica pela facilidade de adquirir esse tipo de veículo: “Hoje é mais fácil adquirir um veículo com os financiamentos facilitados, principalmente moto. Em Imperatriz, quase não tem mais bicicleta, só moto”, ressalta.
Os carros estão em segundo lugar no número de veículos. Ao todo são 31.165 automóveis, o que representa 29% do total. A motoneta vem logo em seguida, com 11,82%. Abaixo estão as caminhonetes, com 6,17%, ciclomotor, com 3.35%, e o caminhão, com 3,09%. Em último lugar estão os micro-ônibus, que representam 0,20% do total.
Habilitados- Apesar do aumento da frota na cidade, o total de habilitados está bem abaixo do número total de veículos. De acordo com o Detran, o número de habilitações em Imperatriz é 80.046, que representam apenas 87% do total de veículos. Em compensação, o número de habilitações emitidas cresceu neste período de um ano. Em 2012, o número de habilitados era de 76 mil, um aumento de mais de 6%.
Mas dirigir sem habilitação está em 8º lugar na lista de infrações do primeiro semestre de 2013 em Imperatriz. Ao todo foram 355 multas emitidas. Em primeiro lugar pelo 3º ano seguido está estacionar em fila dupla, com 2.010 multas. “Esta inflação sempre está no topo da lista em Imperatriz durante anos seguidos. Falta educação ao condutor”, afirma o diretor.
Logo em seguida está estacionar em local proibido, com 1.129 multas; deixar de efetuar registro de veículo, com 998; dirigir veículo utilizando o celular, com 857; dirigir sem o cinto de segurança, com 735; e dirigir com sandália, com 732. Avançar o sinal vermelho, transitar pela contramão e desobedecer agentes de trânsito também aparecem no topo da lista.
“É preciso mais responsabilidade. Os condutores têm que saber das leis, se informar sobre as legislações de trânsito. Por isso fiscalizamos as autoescolas sempre, para saber se estão dando o treinamento certo”, ressaltou Roberto Bitar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.