27 fevereiro 2014

Polícia Militar reforça efetivo na capital e interior para Operação Carnaval

26 de fevereiro de 2014

1000
A Polícia Militar divulgou na tarde desta terça-feira, 25, os detalhes do Plano de Policiamento do Carnaval 2014, que tem início nesta sexta-feira, 28, e segue até 4 de março. A partir desta quarta-feira, 26, os integrantes da Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe), Companhia de Policiamento Rodoviário Ambiental, Companhia Ordinária e do Serviço de Inteligência (PM/2) já começam a se deslocar para o interior do Estado. Municípios como Tocantinópolis, Gurupi, Araguaína, Colinas, Araguatins, Pedro Afonso, Guaraí, Porto Nacional, Paraíso, Dianópolis e Arraias, entre outros que contam com programação oficial de carnaval, vão receber um reforço de 242 policiais.
Durante a realização da Operação Carnaval, Palmas também vai contar com 146 policiais extras, que serão remanejados do administrativo para garantir que a folia aconteça com segurança. A operação vai contar com blitzen em avenidas e ruas, com emprego de viaturas, serviço de rádio patrulha, posicionamento de policiais e veículos em locais estratégicos, policiamento a pé, aéreo, com cães e por meio da polícia especializada como a Rotan, Cioe e Giro. Todo esse efetivo, além de garantir mais segurança durante a festa, vai reforçar o patrulhamento nas áreas comerciais e residenciais.
Na Praia das Arnos, Setor Taquari e Taquaruçu, onde haverá grande fluxo de foliões na Capital, todo o esquema de segurança já está montado para garantir uma atuação rápida e efetiva. Foi o que afirmou o chefe do Estado Maior, coronel Gilberto Nogueira da Costa. “Nós iremos mobilizar todos os nossos recursos humanos para a atividade constitucional da Polícia Militar, que é a prevenção”, disse.
Segundo o chefe do Estado Maior, a PM está preparada para atuar com rigor contra a criminalidade. “Quem vier para Palmas com a intenção de cometer algum ato infracional, algum tipo de crime, a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, nós estaremos prontos para agir de maneira dura e cumprir a lei. Já os cidadãos que vierem com a intenção de se divertir, de usufruir, estes serão muito bem tratados pela PM e pelos parceiros”, garantiu.
Operação Lei Seca
Para garantir um trânsito seguro durante o carnaval 2014 na capital, a PM vai contar com o apoio do município. É o que garantiu o secretário de Segurança Pública de Palmas, Claudemir Portugal. “Nós estamos reforçando a equipe de trânsito, caracterizadas para a Lei Seca, que de início estarão dando orientação e repassando informações preventivas, mas na saída dos eventos estaremos fazendo blitzen repressivas a fim de evitar que as pessoas possam se deslocar embriagadas colocando em risco não só sua vida, mas também a vida de outros”, comentou.
Operação Capital Segura
Na coletiva, a PM ainda apresentou os resultados da Operação Capital Segura, realizada de 17 a 21 deste mês. A ação, realizada na área do Plano Diretor de Palmas e toda a região metropolitana da capital, contou com reforço no efetivo de 60 homens, que desenvolveram ações preventivas e proativas nas áreas comerciais, residenciais, bancárias e rurais e também no trânsito urbano.
Segundo as informações repassadas, foram abordadas 7.384 pessoas e 5.176 veículos, entre carros motocicletas ônibus e caminhões. Também foram apreendidos 59 veículos e 133 notificações de infrações de trânsito foram expedidas.
A PM ainda realizou 22 prisões e apreensões. Entre os entorpecentes apreendidos estavam 1,3 kg de maconha; 239 gramas de cocaína e 90 pedras de crack. A PM ainda apreendeu nove armas de fogo, de calibres 38 e 22.
(Folha do Bico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.