25 fevereiro 2014

EDUCAÇÃO. Tocantins é destaque com projeto que executa estratégia inovadora nas unidades socioeducativas

Data do post: 25/02/2014 15:40:34

O Tocantins é um dos dois únicos estados brasileiros a oferecer o programa Mais Educação em unidades socioeducativas. O projeto, do governo federal, visa executar dentro das unidades uma estratégia educacional inovadora que, dentre outros aspectos, articula projetos voltados para promoção do rendimento dos alunos nas escolas




Aos alunos das unidades socioeducativas é ofertada toda a estrutura escolar trabalhada também nas escolas regulares. Além da estrutura curricular, os estudantes seguem o mesmo calendário escolar proposto pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (Seduc) às outras escolas. Cerca de 65 alunos estudam nas duas unidades em regime interno na capital, sendo o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) e o Centro de Internação Provisória (Ceip).

“Ações como o teatro, dança, leitura, monitoramento e artesanato, trabalhadas dentro do programa ‘Mais Educação’, aproveitam ainda mais as habilidades de nossos socioeducandos”, ressalta a diretora da Escola Estadual Sócio do Saber, Valdelice Ramos de Araújo.

Ainda segundo a diretora, outra importante ação desenvolvida na unidade é um projeto político pedagógico voltado para a família dos adolescentes, com o intuito de melhorar cada vez mais a relacionamento e, consequentemente, o desempenho escolar dos reeducandos.

“A maneira de trabalhar o pedagógico aqui na escola Sócio do Saber é igual como qualquer outra escola. Fazemos nossos planejamentos principalmente voltados para a alfabetização, já que alguns chegam aqui ainda não alfabetizados. Ensinamos com um prazer ainda maior, já que as dificuldades que eles têm são maiores e por isso trabalhamos para eles saírem daqui sendo cidadãos mais conscientes”, afirmou a professora Doralice Cardoso da Silva, uma das 18 professoras que compõem o corpo docente da escola.

Educação mudando o futuro

Um aluno de 17 anos que cumpre medida socioeducativa na unidade Ceip terminou o ensino médio dentro da escola e foi aprovado no vestibular em uma faculdade de Brasília para o curso de Direito.

“Desde criança, o sonho dos meus pais era que eu me formasse em Direito para ser um juiz. A qualidade de ensino aqui dentro é igual lá fora e, devido ao meu esforço, eu consegui a aprovação no vestibular”, ressaltou o adolescente que atualmente atua como monitor nas turmas da escola. “Sempre que alguém precisa de reforço eu ajudo, quero contribuir para o bom desempenho dos meus colegas também”, afirmou.

Outro bom exemplo de dedicação e disciplina é o de um adolescente de 17 anos que cumpre medida socioeducativa no Case. O aluno está no 3º ano do ensino médio e se prepara para enfrentar o vestibular. “Tenho me esforçado bastante, estudando tanto nas aulas quanto nas horas vagas. Quero prestar [vestibular] para Direito mas, para isso, tenho consciência do tamanho da minha dedicação. Com ajuda dos meus professores, tenho me dedicado muito, tanto para aprender quando para me tornar um cidadão melhor e mais consciente”, disse o socioeducando.

(Mouranet / Hellen Flôr / Seduc Foto: Ascom/Manoel Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.