27 fevereiro 2014

Novo Terminal Hidroviário de Belém será inaugurado em março

26 de fevereiro de 2014

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
O governador Simão Jatene visitou, na tarde desta terça-feira (25), o novo Terminal Hidroviário de Belém, a ser inaugurado no fim do mês de março. Acompanhado por parlamentares, secretários de Estado, diretores e funcionários da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) – que vai administrar o empreendimento – e da empresa responsável pela obra, Jatene inspecionou todos os espaços do equipamento e foi recebido com carinho pelos cerca de 200 operários que estão transformando o galpão 9 da Companhia Docas do Pará (CDP) no mais moderno terminal hidroviário do país.
Para o governador, o novo Terminal Hidroviário de Belém, obra que teve investimento de cerca de R$ 19 milhões do Governo do Pará, será de grande importância para diferentes setores do Estado, como o turismo e a economia, mas o maior benefício é atender com qualidade a população mais simples, ribeirinha, que tem no modal hidroviário o principal meio de transporte.
“O Terminal está sendo construído para atender a toda a população do Estado, mas, principalmente, aos ribeirinhos, essa gente fantástica que, normalmente, não consegue ter acesso a serviços dessa qualidade. Nossa expectativa é que mais de 60 mil pessoas passem por aqui por mês, já que diariamente temos cerca de mil pessoas embarcando e mil desembarcando no terminal em funcionamento. A capacidade do terminal, porém, pode e deve ser ampliada para muito mais do que isso. Quero dividir esse momento com cada paraense, pois essa não é uma obra do governador ou do governo do Estado, mas de todo o povo do Pará, que está de parabéns pela superação de mais esse desafio”, destacou Jatene.
O presidente da CPH, Abraão Benassuly, apresentou ao governador espaços como o salão de embarque, com capacidade para 400 passageiros confortavelmente acomodados; guichês de compra de passagens; lanchonetes; centro de atendimento ao turista e boxes que serão destinados a pequenas lojas de artesanatos e afins. Ele explicou que o terminal será totalmente refrigerado e que os passageiros terão à disposição os melhores materiais de acabamento, como luminárias de LED, piso em porcelanato e esquadrias de alumínio, além de portões eletrônicos e sistema de som ambiente.
Segurança
Segundo Abraão Benassuly, a empresa responsável pela obra está trabalhando nos últimos detalhes para que o terminal possa ser entregue o mais rápido possível para a população. A previsão é que a inauguração ocorra até o fim de março. “Toda a parte civil da obra deve ser finalizada até o dia 14 de março, e a parte naval até o dia 21. Nesse sentido, os dois flutuantes articulados que servirão para o embarque e o desembarque dos passageiros já estão prontos, faltando apenas a conclusão da cobertura retrátil para que consideremos o projeto naval finalizado”, pontuou, acrescentando que, atualmente, o Terminal Hidroviário de Belém oferece quatro linhas de transporte para a população, com destino final em Macapá, Manaus, Santarém e ilha do Marajó.
Em seguida, o governador e comitiva visitaram o pavimento superior do prédio, onde serão instaladas as autoridades portuárias organizadas, cuja presença dará ainda mais segurança para passageiros e funcionários do terminal. “Como parlamento, só podemos dar os parabéns ao governador Simão Jatene e ao Governo do Pará por estar empreendendo uma obra como essa, que certamente vai marcar Belém e todos os usuários do sistema hidroviário em todo o Pará. É uma revolução”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Márcio Miranda.
Para o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, o novo Terminal Hidroviário de Belém representa um marco para a infraestrutura do turismo no Pará, principalmente no que se refere à melhoria da acessibilidade e mobilidade dos turistas. “Como capital do Estado, Belém se ressentia de um equipamento como esse, que vai contribuir em muito com a qualidade do produto turístico paraense. Dentro do plano de turismo do Pará, o novo terminal se junta, por exemplo, à chegada dos voos que agora vêm direto dos Estados Unidos e de Portugal para a nossa cidade, e que certamente vão trazer um novo fluxo turístico para o Estado. Nesse sentido, é importante que possamos dar passos à frente na qualidade para sermos ainda mais competitivos no mercado e para que todos, incluindo municípios, iniciativa privada e sociedade, possam compreender o que é o turismo como atividade econômica”, ressaltou. (Elck Oliveira)
(Folha do Bico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.