27 fevereiro 2014

Hospital Regional de Marabá-PA e Hemopa incentivam doação de sangue

26 de fevereiro de 2014

??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Começou segunda (24) e prossegue até sexta-feira (28) mais uma campanha de doação de sangue no Hemopa de Marabá. O objetivo é melhorar o estoque de sangue no hemocentro, que atende 37 municípios do sul e sudeste do Pará, para o período de Carnaval, quando a demanda por transfusões é sempre grande. A ação, este ano, é em parceria com o Hospital Regional Público do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso.
O objetivo é incentivar os próprios colaboradores do hospital e também os parentes de pacientes internados no Hospital Regional de Marabá a comparecerem ao Hemopa para fazer a doação voluntária de sangue, como explica a assistente social Roberta Duarte. “Desenvolvemos dentro do hospital essa conscientização dos familiares para que também participem do processo e cumpram seu papel de cidadão porque não temos como fabricar sangue”, explica.
As irmãs Elaine Silva Sousa Pereira e Ediane Silva Sousa, moradoras da cidade de Jacundá, estão com a mãe internada na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Regional de Marabá. Ela passa por exames para saber se será ou não submetida a uma cirurgia. Elas foram ao Hemopa doar sangue. Ediane lamenta que a maioria das pessoas só pratica esse gesto de solidariedade quando sente o problema na pele, como é o caso delas.
O Hemopa de Marabá atende com 700 bolsas de sangue por mês a rede hospitalar dos hospitais públicos e privados dos 37 municípios do sul e sudeste do Pará. É necessário, portanto, manter no estoque ao menos 600 bolsas, mas em dezembro de 2013, o número de doações caiu para 300 por mês, em janeiro subiu para 500 e agora em fevereiro está em 460. Graças à iniciativa do Hospital Regional, dez pessoas são mobilizadas por dia, em média, para doar sangue na sede do hemocentro da cidade.
(Folha do Bico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.