27 fevereiro 2014

EMATER incentiva a expansão de lavoura de abacaxi em Floresta do Araguaia-PA

26 de fevereiro de 2014

Em Floresta do Araguaia, sul do Pará, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER), incentiva a produção do abacaxi. No município, maior produtor do fruto no Brasil, em área plantada, os resultados do campo demonstram um ganho real no produto de até 150%.
Segundo dados da Emater, Floresta do Araguaia dispõe de solo e clima propícios para o desenvolvimento da cultura. O solo areno argiloso atende a exigência da planta para um perfeito enraizamento. Quanto ao clima, o período chuvoso é bem distribuído o que permite uma produção  convencional entre os meses de dezembro a maio, período que ocorre a entressafra em outras regiões do Brasil.
Por cada hectare da cultura do abacaxizeiro é absorvido até três empregos diretos. Em Floresta do Araguaia,  são mais de 12 mil hectares plantados, gerando 36 mil empregos por ano. Hoje, o fruto é comercializado com diversos estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, são os maiores centros consumidores do produto paraense.
A EMATER garante que por cada hectare de área plantado, com custos para a agricultura familiar de até R$ 7 mil, são produzidos 30 mil frutos, a R$ 1,40 o quilo do fruto de primeira.  A  empresa trabalha com o incentivo à produção de frutos de qualidade adotando tecnologias como a seleção de mudas, controle de ervas daninhas, monitoramento com relação a doenças, adubações e análise de solo. “Nós ensinamos a utilizar o produto na quantidade ideal durante o plantio, o que ajuda no desenvolvimento da planta e traz economia financeira”, disse Antonio Ferreira, técnico da Emater.
Outra preocupação da Emater é com o uso de equipamentos adequados para o manuseio da lavoura, para promover a qualidade de vida dos produtores. Da safra que encerra no próximo mês de junho, a Emater espera colher 150 milhões de frutos.  O abacaxi é rico em vitamina C e a composição organolética (fibras), ajuda no bom funcionamento do intestino.
(Folha do Bico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.