Índios de diversas etnias ocupam desde quarta-feira, 12, a Casa de Saúde Indígena de Marabá, sudeste do Pará. Eles denunciam que o local, que índios de 14 tribos que precisam de tratamento de saúde. “Nós queremos que isto aqui aumente, para atender a necessidade nossa”, critica o cacique Elton Suruí. O Distrito Sanitário Indígena informou que deve mandar um representante ao local na segunda-feira (17) para verificar a situação.
Além da falta de quartos, os índios reclamam que a estrutura do lugar é precária. Existem apenas quatro quartos, a fiação do banheiro está exposta e ainda falta água nas duas pias do lugar. “Fica difícil. Quando não tem água nós banhamos lá na casa do índio”, reclama Maria Xikrin.
Com a falta de espaço, os índios improvisam armando redes fora da casa. “Só quero que seja respeitado o direito do índio, porque a saúde tá precária”, disse o líder indígena Pana Kriamenti, que vive em uma aldeia com mais de 100 pessoas onde não há água tratada..
Nos fundos do prédio, que é vizinho da Funai de Marabá, é possível ver oito veículos quebrados, sendo um deles uma ambulância. Além dos carros, documentos e lixo também estão espalhados pelo quintal. De acordo com os índios, as condições do lugar já motivaram diversos protestos, mas até agora a situação não foi solucionada. “A gente está cansado disso, de ir pra estrada, fazer reivindicação, fechar estrada e não dá em nada”, reclama Jakurê Kyikatejê.
(Folha do Bico)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.