31 maio 2014

Tocantins é noticia em rede nacional de Televisão por três dias seguidos.

Sexta-feira , 30 de Maio de 2014 - 14hs43 - Jornal Agora Tocantins


Mais uma vez a inoperância do Governo do Estado foi motivo de vergonha nacional. O jornal Bom Dia Brasil, da TV Globo, divulgou reportagem na manhã desta sexta-feira (30) mostrando mais uma vez o descaso que a administração pública estadual trata setores prioritários da gestão, como é o caso da Segurança Pública. A matéria é divulgada na mesma semana em que o próprio Bom Dia Brasil e o Jornal Nacional, ambos da TV Globo, noticiaram em rede nacional o descaso do Governo do Estado com a saúde pública do Tocantins, quando mostrou a paralisação dos funcionários do Hospital Dona Regina, que pediam socorro, pois o hospital não tem medicamentos e estrutura básica para funcionar; e a letargia do Governo, que adquiriu 11 mil cisternas num convênio com a União. Essas cisternas eram para ser instaladas há quase dois anos e já deveriam estar matando a sede de milhares de pessoas, mas até hoje estão amontoadas em 27 municípios da região sudeste do Tocantins pela falta de planejamento e gestão por parte do Governo.

Agora, a reportagem divulgada pelo Bom Dia Brasil desta sexta-feira, mostra o absurdo que é o sistema penitenciário do Tocantins. Setenta e sete presos condenados estão soltos, cumprindo pena em suas casas porque eles mesmos colocaram fogo na cadeia.

Na época do incêndio, a Justiça deu 30 dias para o Governo do Estado reformar o prédio. Vencido esse prazo, foram dados mais 45 dias, mas até agora a cadeia continua como estava, destruída.

“Causa indignação ver todos os dias o Tocantins ser motivo de vergonha nacional por inoperância e incompetência do Governo do Estado. A população está esquecida com tamanha falta de compromisso por parte do Governo. O que se vê é um Governo desorientado, sem rumo. Falta uma gestão eficiente no Estado, que tenha planejamento em suas ações e que queira realmente fazer algo que seja em benefício da população. É preciso atitude para mudar tudo isso”, avaliou o presidente do PV no Estado, deputado Marcelo Lelis.

E o abandono do sistema carcerário no Estado não para por aí. Como foi noticiado pelo Bom Dia Brasil, em Gurupi presos foram levados para uma delegacia sem qualquer estrutura porque o presídio da cidade está superlotado. Os presos tiveram que dormir numa sela sem parte do telhado. Dois adolescentes apreendidos foram algemados a um banco na recepção. A delegacia está sendo usada de forma improvisada, porque a Justiça proibiu que novos presos sejam encaminhados para a Cadeia de Gurupi, que está superlotada.

Insegurança

Em seu comentário feito nesta sexta-feira, o jornalista Alexandre Garcia falou da precariedade do sistema prisional do Tocantins e da falta de estrutura dada aos policiais, “a exemplo da delegacia de Gurupi”.

“Há um clima de insegurança em todo o Estado. Cidades vivem abandonadas e sequer tem uma patrulha policial para fazer a ronda e dar segurança para a população. E quando se prende um bandido, ele fica solto porque o Estado não tem condição de mantê-lo preso. Um desses detentos que estava em casa, porque a cadeia de Palmas está destruída, matou duas pessoas em Araguaína. Um pai e um filho foram mortos por um homem que estava condenado pela Justiça e deveria estar preso, se o Governo do Estado fizesse sua parte. Pessoas morrem por causa da letargia do Governo em vários setores, na segurança pública, como é o caso de pai e filho assassinados em Araguaína, e na saúde, como vimos ontem (quinta-feira 29), quando um bebê de um ano e sete meses morreu em Colinas esperando uma UTI Aérea que não foi porque o Governo não pagou a dívida que tinha com a empresa que presta o serviço. Os tocantinenses viver em um Estado onde o Governo não cumpre o seu papel”, disse Marcelo Lelis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.