28 maio 2014

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Primeira composição do VLT chega a Cuiabá

NOVOS TRILHOS 05/11/2013 - 10:04:00 Redação 24 Horas News Primeira


composição do VLT chega a Cuiabá nesta quarta-feira VLT é movimentado de uma plataforma para outra via trilhos e sem a necessidade de içamento Primeira composição do VLT chega a Cuiabá nesta quarta-feira Composição do VLT de Cuiabá no Porto de Santos: chegada programada | Foto: Secopa

A primeira composição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá está programada chegar a Cuiabá nesta quarta-feira, 6. As três carretas que transportam o trem – dividido em três partes para o translado – saíram do Porto de Santos no fim de outubro. A composição atracou depois de terem partido do porto de Bilbao, na Espanha.

Produto de alta tecnologia, dotado de modernos e complexos sistemas de telecomunicação e operação, o transporte demandou uma estratégia logística arrojada. A fabricação dos trens, bem como o processo de importação da Espanha para o Brasil (ao Porto Seco de Cuiabá e depois ao pátio de operações do VLT) é feito pela CAF Brasil, uma das empresas que compõem o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, e responsável pelo fornecimento do material rodante (trens) e sinalização ferroviária.

Segundo a Secopa, em decorrência do complexo procedimento – devido ao tipo de produto - a importação dos VLTs para Cuiabá exigiu a contratação de uma empresa especializada. Foi contratada a Mac Logistic, especializada em logística integrada e carga projeto com 28 anos de mercado. A empresa elaborou todo o plano logístico e também é responsável pela execução do mesmo.

Com o descarregamento do trem no Porto de Santos, no dia 24 de outubro, os procedimentos aduaneiros começaram, dando continuidade à execução do projeto logístico para o transporte até Cuiabá. Os três vagões (também chamados de módulos) foram retirados dos mafis (espécie de container), e por meio da mesa de transbordo, colocados em três caminhões com prancha rebaixada.

Vale lembrar que por se tratar de um produto com severas restrições de içamento e maior fragilidade das composições (feitas de ligas leves de alumínio), a empresa teve de elaborar um projeto que evita o içamento dos vagões. Para tanto, o VLT é movimentado de uma plataforma para outra via trilhos e sem a necessidade de içamento. Por isso, a empresa responsável pela logística adaptou trilhos nos mafis, na plataforma dos caminhões e desenvolveu duas peças exclusivas: a mesa de transbordo (mafi-caminhão) e a rampa de desembarque (com aproximadamente 45 metros de extensão).

As carretas têm cerca de 100 metros de comprimento e viajam apenas durante o dia, cuja velocidade média é de 40 km/h, com monitoramento via satélite 24 horas por dia, durante todo o trajeto, estimado em 1.800 quilômetros de Santos a Cuiabá.

Chegando na Capital mato-grossense, o processo aduaneiro do primeiro e dos demais VLTs será feito no Porto Seco de Cuiabá, para então ser levado para o pátio de operações, em Várzea Grande.

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