28 maio 2014

Amazonas terá maior programação cultural da Copa de 2014

27/05/2014 - Portal Amazônia

Agenda cultural começa no dia 1º de junho e vai até o dia 13 de julho, com atividades em 20 espaços culturais

A primeira apresentação de Carmen foi aplaudida de pé em diversos momentos dos quatro atos da Ópera. Foto: Divulgação/SEC

MANAUS – Ao todo serão 997 eventos culturais que compõe o projeto “Amazonas de Todas as Artes”, elaborado especialmente para o período do Mundial. O governador José Melo, junto ao secretário de cultura do Estado, Robério Braga, apresentaram nesta terça-feira (27), na sede do Governo do Estado, a programação cultural que será desenvolvida no período da Copa do Mundo de 2014. O projeto dá ênfase ao folclore regional e à cultura popular amazonense. A agenda cultural começa no dia 1º de junho e vai até o dia 13 de julho, com atividades em 20 espaços culturais em Manaus.

Segundo o governador José Melo, a programação cultural do Estado segue a proposta de dar destaque à produção artística da terra aos visitantes nacionais e estrangeiros que prestigiarem os jogos na cidade de Manaus. Segundo ele, a programação pode mudar a expectativa de pessoas que acham que vão encontrar somente rio, floresta e pássaros. “Poucos sabem que temos um dos maiores festivais de ópera do mundo ou que realizamos um dos maiores festivais folclóricos a céu aberto do país; os próprios brasileiros desconhecem isso”, disse o governador ao ressaltar que a programação emprega 100% de artistas locais.

Os visitantes que prestigiarem a cidade de Manaus neste período terão a oportunidade de conhecer o Festival Amazonas de Ópera (FAO), o Festival Folclórico de Parintins e o Festival Amazonas de Jazz (FAJ), que coincidem com a programação elaborada para o período.


A primeira apresentação de Carmen foi aplaudida de pé em diversos momentos dos quatro atos da Ópera. Foto: Divulgação/SEC

O ‘Amazonas de Todas as Artes’ selecionou 19 mil artistas por meio de edital. A agenda inclui espetáculos de dança, teatro, sessões de cinema, música, exposições e etc. Um total de 353 guias culturais foram recrutados para orientar os visitantes sobre a programação e sobre os pontos turísticos culturais da cidade.

De acordo com o secretário da pasta, Robério Braga, toda essa movimentação artística vai gerar aproximadamente 60 mil empregos diretos e indiretos. Os investimentos aplicados para a execução do projeto está na ordem de R$ 2,9 milhões, além de R$ 5,7 milhões em obras e reformas de espaço. “O mais importante é que nós não estamos realizando somente uma programação inventada para a Copa, pois o Governo do Estado oferece isso rotineiramente e estamos copilando o talento de vários artistas locais e inserindo numa agenda especial”, disse o secretário, enfatizando que a seleção ocorreu de forma democrática via edital.


Um dos principais destaques nessa programação é a Mostra de Cultura Popular, que acontecerá em julho, no largo São Sebastião, na qual serão apresentadas performances especiais, como os grupos Cordão de Marambaia e o Grupo Cativeiro, além de artistas circenses e teatro de rua.

Comunicação

Para comunicar aos turistas sobre toda essa vasta programação, a Secretaria de Cultura desenvolveu logomarca diferenciada, com o nome Cultura em diversos idiomas; folders para os espaços culturais em português, inglês, espanhol e italiano; totens de todos os pontos culturais da cidade nas quatro línguas e o Mapa das Artes, que constará de todos os eventos e será distribuído em diferentes pontos de Manaus.

A Central Técnica de Produção da Secretaria de Estado da Cultura confeccionou também 150 bolsas que foram feitas com material reaproveitado da comunicação visual de antigos festivais e que serão distribuídas aos taxistas. Elas servirão para carregar livros de autores amazonenses, editados pelo Governo do Amazonas via Secretaria de Estado da Cultura.

O Portal da Secretaria de Cultura foi totalmente reconstruído para contribuir com essa disseminação de informações. “Não queremos que nenhum turista deixe de conhecer a arte e a cultura do Amazonas. Por isso, diversificamos a programação, distribuímos nos mais diversos espaços de Manaus e vamos informar intensamente todas as atividades”, explica o secretário de Cultura do Amazonas, Robério Braga.

Para mais informações sobre os projetos, espetáculos, programações culturais e demais eventos promovidos pela Secretaria de Estado de Cultura em Manaus e nos demais municípios do interior do Amazonas, acesse facebook.com/culturadoamazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.