03 maio 2014

9 chapas registram candidaturas para a eleição indireta no TO

1 de maio de 2014 em Tocantins - De: Folha do Bico


Cinco candidatos se inscreveram, nesta quinta-feira (1º), na Assembleia Legislativa (AL), em Palmas, para concorrer às eleições indiretas que escolherão o governador do Tocantins . O prazo para protocolar o pedido terminou às 10h. Mesmo com atraso de alguns minutos, o Partido Pátria Livre (PPL) pôde protocolar a candidatura, mas cabe à Mesa Diretora definir se ela será aceita. Ao todo, nove chapas concorrem ao cargo que só será ocupado até dia 31 de dezembro deste ano.

As eleições indiretas acontecem no próximo domingo (4), no plenário da AL e está prevista para começar às 10h. O pleito ocorre com voto direto de cada deputado, que será divulgado de pé e em voz alta. Em caso de empate, o candidato mais velho será eleito governador.


Quem vencer as eleições, que foram necessárias após a renúncia do ex-governador Siqueira Campos (PSDB) e do então vice João Oliveira (DEM), terá que assumir um ‘mandato tampão’, quando o governador interino Sandoval Cardoso (SDD), deixar o cargo, caso ele não seja eleito no pleito. Confira na tabela ao lado os nomes de todos os candidatos e seus respectivos partidos.

Os prazos para impugnação, divulgação e contestação serão de 12 horas antes do pleito. O resultado final será divulgado no Diário Oficial da AL.

Regras
O projeto de resolução de autoria da Mesa Diretora, que define as regras das eleições indiretas para os cargos de governador e vice-governador do estado, foi aprovado no dia 22 de abril. A resolução apresentada na Assembleia Legislativa conta com 12 artigos, dentre eles, os ques preveem que as chapas com os candidatos sejam apresentadas até três dias antes da eleição, que acontece no domingo (4).

Além disso, o projeto prevê que, se um dos candidatos receber 13 dos 24 votos possíveis, na primeira votação, será eleito e, caso ninguém atinja a maioria absoluta, vence quem tiver mais votos dos deputados presentes no plenário na segunda votação.

Renúncia

Siqueira Campos renunciou ao cargo no dia 4 de abril. Ele passou oficialmente a faixa de governador para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Sandoval Cardoso, no dia 5 do mesmo mês, durante inauguração da pavimentação da TO-458, que liga a rodovia TO-050 ao município de Ipueiras. A renúncia do ex-governador foi feita logo após a do então vice, João Oliveira, no dia 3 de abril. 

(G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.