14 junho 2014

Primeiro Dia de Jets Tem Disputas em Sete Modalidades

Data do post: 14/06/2014 17:00:21 - TocNotícias

A etapa estadual dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) começou neste sábado, 14, com as competições individuais.


Nesta fase, 344 atletas disputam vagas na equipe tocantinense que competirá nos jogos nacionais.Ao todo, sete modalidades foram disputadas no Colégio Militar de Palmas, Colégio COC, Complexo Esportivo da 503 Norte, no Sesi e no Kartódromo Rubens Barrichelo, em Palmas.

A etapa estadual dos Jets classificam os alunos-atletas para os Jogos Escolares da Juventude, competição nacional que em 2014 será disputada nas cidades de Londrina/PR (para atletas de 12 a 14 anos) no dia quatro de setembro; e em João Pessoa/PB (atletas de 15 a 17 anos) no dia seis de novembro. A abertura oficial dos Jets 2014 será realizada na próxima quarta-feira, 18, no Colégio São Francisco, às 18 horas, com a participação de alunos de todo o estado.

Um esporte ainda em ascensão no Brasil está sendo disputado pela segunda vez nos Jogos Estudantis do Tocantins. O Badminton, à primeira vista pode parecer apenas uma brincadeira de criança. Mas é um esporte inserido nas Olimpíadas desde 1992, em Barcelona , e começa a ganhar espaço no Tocantins.


Dois competidores com raquetes separados por uma rede e uma peteca que pode cruzar a quadra a mais de 300 km/h em competições profissionais. Estas características chamaram a atenção de Paulo Vitor Marinho Vieira, de 14 anos. Ele pratica o esporte há cerca de dois anos e disse que começou por curiosidade. "Minha professora estava jogando e eu fiquei curioso com o esporte. Ela me convidou para jogar e eu aceitei", disse o jovem que pretende seguir os treinamentos na modalidade esportiva.

Para a professora, Michele Lobo, que se diz apaixonada pelo jogo praticado com a peteca, ver os alunos disputando um jogo ainda sem grande evidência no Brasil é uma satisfação à parte. "Sempre joguei vôlei e um dia, uma amiga me convidou para jogar badminton. Desde então me apaixonei pelo esporte e decidi levar para os meus alunos", explicou, dizendo que convencer os alunos não foi um grande desafio. Segundo ela, o fato de ser um esporte praticado com um brinquedo muito usado pelas crianças, a peteca, ajudou na aproximação. "Este lado lúdico do esporte ajudou a atrair a atenção das crianças", frisou.

Xadrez e tênis de mesa 

Outra modalidade disputada nos Jets exige bem menos da parte física dos competidores, mas requer muita concentração e senso tático na hora da disputa. Estudos revelam que o xadrez traz diversos benefícios aos jovens praticantes, tanto no desenvolvimento da capacidade intelectual, quanto no próprio rendimento escolar.

A estudante Ellen Nayane Alves de Souza, de 14 anos, pratica xadrez há dois anos. De acordo com ela, o jogo é traçado em cima do que a adversária apresenta no tabuleiro. "Para mim o jogo é uma diversão. Eu não tenho uma estratégia. Deixo a adversária jogar e depois traço a minha tática", destacou a jovem que partipa pela segunda vez dos Jets.

Já no Tênis de Mesa, o esporte começa como uma brincadeira entre amigos em praças e pátios de escolas. Foi assim que Jacson Guedes conheceu a modalidade, há pouco mais de um ano. Ele conta que joga sempre que pode com os amigos em um local próximo à sua casa e que decidiu competir na modalidade este ano. "Os meus amigos jogavam perto da minha casa e eu decidi começar a jogar. Estou até hoje", disse antes de entrar em quadra.

Outras modalidades

Os alunos-atletas também entraram nas piscinas e nas pistas de atletismo e ciclismo no primeiro dia de competição dos Jets. Nos jogos, o lema "o importante é competir" é praticado por estudantes como Matias Silva de Freitas. Para ele, a competição é importante para unir as escolas em torno da prática esportiva. "O meu professor é rigoroso e temos que treinar sempre. Mas ele nos ensinou a treinar não para vencer sempre, mas para competir. Nem sempre a vitória vem com o primeiro lugar no pódio", ressaltou.


Fonte: Philipe Bastos / ATN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.