11 maio 2014

Pioneiro de Araguaína falece aos 90 anos; Seu Ribamar deixa uma longa história de contribuição

Fonte: AF Notícias - Da Redação - 09/05/14 08h46
Divulgação/Arquivo da família
Seu Ribamar, pioneiro de Araguaína, falece aos 90 anos de idade
Seu Ribamar, pioneiro de Araguaína, falece aos 90 anos de idade
Faleceu nesta quinta-feira (8 de maio), aos 90 anos, José Ribamar Falcão Teixeira, mais conhecido como  “Seu Ribamar”, em Araguaína (TO), um dos pioneiros da cidade.

Natural de Balsas (MA), vislumbrou oportunidade ainda em terras goianas  chegando no lombo de burro com sua esposa e filhos na cidade de Itacajá. Lá tornou-se caixeiro-viajante,  comerciante e agropecuarista.

Um homem visionário, no início da década de 60, durante a construção da rodovia BR-153, migrou novamente na tentativa de empreender e se consolidar no comércio.  Foi aí que se instalou em Araguaína, onde montou a primeira concessionária de veículo, Willys, Ford, beneficiadora de arroz, primeira loja de eletrodomésticos, primeiro posto de combustível, entre outras atividades.

O pioneiro também é um dos fundadores da 1ª Loja Maçônica de Araguaína e por três vezes venerável. Seu Ribamar tornou-se líder, servindo até de apoio a políticos da região e  auxiliando na construção do hospital. “Tais iniciativas contribuíram para ser confundido e intitulado como sonegador fiscal”, conta a família.

Em decorrência disso, José Ribamar foi preso e levado a Goiânia (capital do Estado da época) juntamente com outros pioneiros, como bandidos. Lá ficaram incomunicáveis. “Claro que foi um mal entendido. Isso foi um choque em sua vida. Foi aí que se desprendeu do comércio e concentrou sua atividade como agropecuarista”, relata a família.

Seu Ribamar teve muitos amigos, todos o conhecem como um homem conselheiro, sensato, honesto. Deixa esposa, Maria Benta, três filhos, 5 netos, e 4 bisnetos, além de sobrinhos, primos e cunhados. “Deixará saudades. A cidade de Araguaína é grata a ele”, afirma a família.

O corpo está sendo velado na funerária Pax Social do Brasil, na Rua Santa Cruz Em Araguaína. O enterro está marcado para as 09 horas desta sexta-feira (9) no Cemitério São Lázaro.

Homenagem da família

O grande homem é silenciosamente bom...
É genial - mas não exibe gênio...
É poderoso - mas não ostenta poder...
Socorre a todos - sem precipitação...
É puro - mas não vocifera contra os impuros...
Adora o que é sagrado - mas sem fanatismo...
Carrega fardos pesados - com leveza e sem gemido...
Domina - mas sem insolência...
É humilde - mas sem servilismo...
Fala a grandes distâncias - sem gritar...
Ama - sem se oferecer...
Faz bem a todos - antes que se perceba...
"Não quebra a cana fendida, nem apaga a mecha fumegante - nem se ouve o seu
clamor nas ruas..."
Rasga caminhos novos - sem esmagar ninguém...
Abre largos espaços - sem arrombar portas...
Entra no coração humano - sem saber como...
Tudo isso faz o grande homem, porque é como o Sol - esse astro assaz poderoso para sustentar um sistema planetário, e assaz delicado para beijar uma pétala de flor.."

Esse foi José Ribamar Falcão Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.