27/12/2013 19h16 - Atualizado em 27/12/2013 19h16
Projeto canadense quer transmitir imagens da ISS em tempo real.
Esta foi terceira caminhada espacial realizada em uma semana.
Da Reuters
saiba mais
Dois cosmonautas se aventuraram nesta sexta-feira (27) a sair da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) para instalar câmeras de vídeo de alta resolução em uma plataforma giratória do lado de fora do módulo de comando Zvezda. Elas integram um projeto comercial canadense que permitirá a transmissão de imagens em alta definição do espaço para assinantes na internet.
O comandante da estação, Oleg Kotov, e o engenheiro de voo Sergey Ryazanskiy deixaram o módulo Pirs às 11 horas (horário de Brasília) enquanto o complexo trafegava a 420 quilômetros sobre a Austrália, disse o comentarista da missão Rob Navias durante a transmissão da caminhada espacial pela emissora da Nasa.
Foi a terceira caminhada no espaço realizada em uma semana pela tripulação, formada por seis homens. Os astronautas da Nasa Rich Mastracchio e Mike Hopkins saíram da estação no último sábado e na última terça-feira para substituir uma bomba de resfriamento quebrada.
Nesta sexta-feira, Kotov e Ryazanskiy rapidamente completaram o primeiro item de sua lista de tarefas ao instalarem uma câmera de vídeo na plataforma.
A câmera é de propriedade da empresa UrtheCast, com sede em Vancouver e que planeja fornecer imagens da Terra grátis e em tempo real para assinantes via internet.
(G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.