27 dezembro 2013

Assembleia aprova termo Girassol para escolas no Tocantins


Alguém acharia estranho se nas escolas estaduais tivessem o termo "Girassol" em seus nomes? Pois bem, a Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira, dia 26, o Projeto de Lei (PL) de autoria do Governo, que solicita uma modificação nos nomes dos estabelecimentos públicos do Estado que possuem ensino integral. Em uma votação acirrada, o PL foi aprovado por 10 votos a nove. De acordo com a proposta, 49 escolas estaduais de tempo integral em 13 municípios passarão a ter o acréscimo de “Girassol de Tempo Integral” em seus atuais nomes.

Deputados da base oposicionista ao Governo declararam que o projeto seria auto-promoção já pensando nas eleições do próximo ano. Para o deputado José Roberto (PT), o Governo não está preocupado com as questões graves que o Estado vem passando.

A deputada Josi Nunes (PMDB) afirmou categoricamente que o Governo Estadual está infringindo o princípio da impessoalidade. “Isso é um desvio de finalidade e de poder que fere o princípio da impessoalidade. É fazer campanha eleitoral de forma subliminar”, disse a parlamentar que declarou ainda em sua rede social de que provocaria o Ministério Público Estadual (MPE) sobre a aprovação desta matéria.

Sobre o "Girassol"

De acordo com a proposta encaminhada pelo Executivo, o objetivo da matéria seria o de padronizar a denominação das escolas de tempo integral instituídas nas diretorias de gestão e formação da Secretaria da Educação e Cultura.

Para os deputados da base governista, a oposição está delirando em uma matéria que não precisaria de nenhum alarde. Segundo o deputado Osires Damaso (DEM), a ação do governador tem que ser aplaudia pela oposição. "Ele já transformou várias escolas de tempo integral e isso é apenas para diferenciar essas escolas das de tempo regular”, completou.

O líder da base do governo na AL, deputado Carlão da Saneatins (PSDB) também defendeu o PL do Executivo. “Essa matéria na segunda fase de votação virou palanque da oposição e a gente observa tudo isso. Quando se torna palanque, os adversários não votam a favor do Tocantins, mas pelo interesse de cada um. A inclusão do termo Girassol parece que traz grande preocupação para oposição”, alegou.

(com informações T1 Notícias)
(Portal O Norte)









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.