31 dezembro 2013

ESTADO. RIO TOCANTINS. Vazão se aproxima de estado de alerta

Data: 31/12/2013

Foto da notícia

Os efeitos das chuvas vêm sendo monitorados em três dos 12 municípios banhados pelo Rio Tocantins no Estado. Nas três localidades, sendo Tocantinópolis e Xambioá, na região Norte, e Peixe, no Sul do Estado, as águas continuam a subir e a vazão do rio se aproximou ontem do nível de alerta de inundação e risco para comunidades ribeirinhas, conforme monitoramento pela Coordenação Estadual da Defesa Civil.




Nos dois municípios do Norte do Estado, o nível de vazão de alerta é menor em relação ao Sul do Estado. Em Tocantinópolis, o Rio Tocantins está 4 metros e 28 centímetros acima do leito e a vazão de alerta no lugar é de 6 metros e 72 centímetros. Já em Xambioá, se continuar a chover e o rio subir somente 80 centímetros, acima dos 5 metros e 80 centímetros em que já se encontra, alcança a vazão de alerta que não deve ser superior a 6 metros e 50 centímetros.


Em Peixe, onde até o ultimo mês de setembro a vazão era de 3 metros, com o início do período chuvoso as águas haviam subido 7 metros e 30 centímetros até ontem.


Sudeste


No Sudeste do Estado, em Arraias, um sistema de represamento no Rio Bezerra ainda é monitorado pela Polícia Militar (PM), porque permanece sob o risco de inundar propriedades rurais, caso a barragem venha a se romper. O nível do manancial segue acima do normal. Porém, das cerca de dez famílias retiradas da área propicia a inundação, oito já retornaram.


Já em Paranã, também no Sudeste, a força de um córrego que transbordou arrastou um duto na TO 387, que liga o município a Palmas. Com isso, parte da via que é um dos principais acessos ao município ficou intransitável, obrigando os usuários a seguirem por outros caminhos.


A Agência de Máquinas e Transportes do Estado (Agetrans) informou que não há como o serviço de recuperação ser feito enquanto não parar de chover.


Os motoristas têm que ir até o trevo de Conceição com Arraias e pegar à direita, seguindo por uma estrada de terra. Outra rota possível para Paranã é chegar até o município passando por Palmeirópolis.
(Mouranet / Débora Ciany/JTo Foto: Imirante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.