28 dezembro 2013

Dilma anuncia recursos para prefeituras em calamidade

27/12/2013 15h54

Gil Leonardi/Divulgação/Imprensa MG
A presidente Dilma Rousseff anunciou ações e recursos para os municípios mineiros atingidos pelas chuvas. A promessa de verbas emergenciais para o Estado de Minas Gerais foi feito após um encontro na manhã desta sexta-feira, 27, em governador Valadares, com o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB).

A presidente não falou em valores, mas afirmou que todos os municípios que decretaram estado de calamidade pública, inclusive os do Espírito Santo, receberão um cartão da Defesa Civil nacional. O cartão, previsto em um decreto de 2010, será usado para pequenos gastos emergenciais, como conserto de pequenas pontes que ligam bairros, além da aquisição de materiais para socorro e assistência às pessoas atingidas.

"Será um cartão sem limites de gastos, mas tudo o que for adquirido com esse cartão estará sendo monitorado pelo governo. Toda compra realizada será informada on-line ao órgão responsável. Não tem limites, mas será fiscalizado em tempo real", afirmou a presidente.

Para ter acesso ao cartão, os municípios deverão apresentar o decreto de calamidade baixado pela prefeitura e reconhecido pela Defesa Civil.

SOBREVOO
O avião presidencial pousou por volta das 10h10 no aeroporto Coronel Altino Machado, em governador Valadares, no leste de Minas (a 305 km de Belo Horizonte). Dilma se reuniu com Anastasia ainda na pista do aeroporto, quando recebeu e analisou um relatório sobre a situação nas cidades da região.

Acompanharam a presidente os ministros Alexandre Padilha (Saúde), Fernando Pimentel (Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior), Francisco Teixeira (Integração Nacional) e Helena Chagas (Comunicação), além do secretário nacional da Defesa Civil, general Adriano Pereira Júnior.

Por volta de 10h35, a comitiva partiu de helicóptero em um sobrevoo até Virgolândia, a cerca de 90 km de Valadares. A cidade foi atingida, durante a madrugada de hoje, por uma tromba d'água. A estimativa inicial é que haja seis desaparecidos no município.

Dilma Rousseff se disse impressionada com o que viu. "É uma cidade encravada em um vale, cercada por serras. Foi possível perceber que toda a chuva desceu para a cidade", disse.

Após o sobrevoo, a presidente se reuniu com o governador Anastasia, prefeitos da região e representantes da Defesa Civil nacional, estadual e municipal.

Em entrevista à imprensa, Dilma afirmou que a preocupação imediata é prestar socorro às pessoas atingidas pelas chuvas e enchentes.

"Em um segundo momento iremos realizar o levantamento do que é necessário fazer para recuperar a infraestrutura dos municípios atingidos. Assim teremos uma ideia de valores a serem aplicados nessas obras. O momento agora é de atendimento imediato aos que foram diretamente atingidos e que estão desabrigados e desalojados de suas casas", completou o governador Antonio Anastasia.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que kits de saúde e de higiene estão sendo enviados a Minas Gerais para serem distribuídos nas cidades atingidas pelas chuvas das últimas semanas. Padilha não precisou a quantidade, mas afirmou que cada kit atende cerca de 1.500 pessoas.

Segundo a Defesa Civil de Minas, cerca de 9.500 pessoas foram atingidas pelas chuvas no Estado. O boletim divulgado na manhã desta sexta-feira contabiliza 6.959 pessoas desalojadas e 2.460 desabrigadas.

Morreram em Minas 18 pessoas no período chuvoso; 60 ficaram estão feridas. As cidades que decretaram situação de emergência são 34. No Estado, 229 obras de infraestrutura estão danificadas e 112 foram destruídas, conforme o balanço divulgado.

A presidente Dilma Rousseff interrompeu as férias na Bahia para visitar o Estado e ver de perto os estragos. No dia 24, ela esteve no Espírito Santo(Portal Stylo / Folha de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.