27 dezembro 2013

Prazo para autoescolas adquirem simulador encerra no dia 31 deste mês

O equipamento servirá para a formação de condutores que vão tirar a primeira habilitação na categoria ‘B

Em quinta-feira 26 dezembro 2013 às 17:37, por Paula de Társsia

Segundo o Contran, serão cinco aulas de 30 minutos no simulador, após o aluno concluir a parte teórica
REPRODUÇÃO/ INTERNET

Falta menos de uma semana para que as autoescolas adquiram o simulador de direção veicular, o qual servirá para a formação de condutores que vão tirar a primeira habilitação na categoria ‘B’. De acordo com a resolução nº 444/2013 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a partir do dia 1º de janeiro, todos os Centros de Formação de Condutores (CFC) do Brasil devem usar o equipamento nas aulas práticas.

O aparelho custa em média 30 mil reais e a manutenção pode chegar até dois mil reais, segundo alega donos de autoescolas. Os proprietários querem mais um prazo para se adaptarem a regra. Porém, o Contran disse que a medida é irrevogável, visto que, que o prazo anterior era até 30 de junho de 2013 e foi adiado para até 31 de dezembro deste ano.

Em Imperatriz, existem cerca de 20 Centros de Formação de Condutores e a ideia é disponibilizar um ou dois equipamentos para uso geral deles. Entretanto, o número de aparelho preocupa as autoescolas em relação à demanda da cidade.

Posicionamento

Em nota, a Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Feneauto), disse que não é contrária ao uso do simulador, porém, entende que há necessidade de um acompanhamento desta nova exigência. “O processo de formação de condutores no Brasil precisa urgentemente de modernização, aprimoramento tecnológico e de atualização na legislação, entretanto, não será o uso do Simulador de Direção que irá resolver todas as limitações e deficiências do atual processo de formação de condutores”.

Equipamento

Segundo o Contran, serão cinco aulas de 30 minutos no simulador, após o aluno concluir a parte teórica. Com o uso do simulador, os futuros habilitados terão conceitos básicos de condução, marchas, circulação em avenidas, regras de segurança, e situações climáticas e de risco, entre outros.

Além disso, o equipamento registrará no monitor, em local que não prejudique a continuidade da atividade de ensino, as infrações de trânsito porventura cometidas pelo aluno. Ao final de cada aula, o simulador relacionará as infrações de trânsito cometidas pelo aluno de acordo, com o Código de Trânsito Brasileiro.

(Dominuto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.