29 dezembro 2013

Festas de final de ano: cuidado com as instalações elétricas

Segundo a Abracopel, os incêndios gerados a partir de sobrecargas ou curto-circuitos estão entre os dois maiores tipos

Em sexta-feira 27 dezembro 2013 às 17:46, por Paula de Társsia

Benjamin-01-Net
O benjamim deve ser evitado quando se for utilizar vários aparelho, porque pode ocasionar incêndio
REPRODUÇÃO
O ambiente em que serão instalados os equipamentos elétricos deve estar entre os itens básicos na hora de organizar as ‘festinhas’ fora ou dentro da residência. Como se trata de uma ação temporária, normalmente não se tem um planejamento prévio, afinal o jeitinho brasileiro de contornar as situações resolve.
Iluminações próximas às áreas com água ou em árvores, fios energizados pela casa, lâmpadas penduradas próximas a estruturas metálicas e sistemas de som em áreas descobertas. Estas são alguns exemplos que não obedecem a um projeto elétrico com segurança. E atitudes como estas podem se tornar perigosas e causar transtornos.
Para evitar acidentes com choques elétricos e curtos-circuitos, alguns cuidados simples são importantes. O técnico de segurança, Rogério Farias, orienta “as pessoas que forem fazer uso de eletrodoméstico fora da sua residência e necessita de extensão é recomentado que você compre um cabo extenso, de uns 10 a 15 metros, e na ponta coloque um filtro de linha”.
É importante se atentar para os equipamentos que ficam ligados próximos às cortinas, porque eles podem aquecer e causar um incêndio
Ele alerta ainda que o benjamim deva ser evitado quando se for utilizar vários aparelhos, por exemplo: televisão, dvd, som e outros. “Ele pode ocasionar sobrecarrega da energia e ocasionar incêndio na extensão e até mesmo em todos os equipamentos da residência. E pessoa vai passar por um transtorno e até mesmo pode ocasionar um acidente indesejado”.
Outra orientação do técnico, é que sejam desligados os equipamentos quando não estiverem sendo utilizados ou quando não estiver ninguém em casa, evitando o desperdício de eletricidade e também acidentes. “É importante se atentar para os equipamentos que ficam ligados próximos às cortinas, porque eles podem aquecer e causar um incêndio. Então, ao se ausentarem é importante os tirar da tomada”.
Em caso de curto-circuito, o Executivo de Serviços de Rede da Cemar, Pedro Jorge Alvarenga, recomenda que seja desligado o disjuntor. “Ele já é programado para proteger a instalação, portanto, ele automaticamente desliga. Caso isso não aconteça, você deve desligar disjuntor. Também é preciso o contato com a Cemar, por meio da Call Center no 116”.
Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), os incêndios gerados a partir de sobrecargas ou curto-circuitos estão entre os dois maiores tipos de incêndios. E as principais causas destes tipos de acidentes são: instalações elétricas mal dimensionadas, profissionais despreparados e desqualificados e o uso de materiais de qualidade duvidosa.
(Dominuto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.