21 maio 2014

MEMÓRIA »Estação ferroviária de Codó vai se transformar em centro cultural

Augusto do Nascimento Publicação: 20/05/2014 10:05 - De: O Imparcial

Hall: Memória Ferroviária

Como Margens da via férrea, a Estação de trem de Codó despertou de hum Longo adormecimento. Mas quem de chegar AO local, AO INVES de aguardar a Passagem da Próxima Composição, vai enveredar Pela Memória dos tempos das Locomotivas, EM épocas Opaco impulsionaram o Desenvolvimento da Cidade e da Região. Na jornal Última sexta-feira (16), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) entregou OS Prédios restaurados não Complexo Ferroviário Opaco abrangia uma Estação EO Armazém, Transformados los Espaço de Preservação da Memória do Município.

According to a superintendente fazer IPHAN nenhuma Maranhão, Kátia Bogéa, não Prédio da Antiga Estação Passa a funcionar o Instituto Histórico e Geográfico de Codó (CICL), Sendo o Setor Administrativo n andar Primeiro, enquanto o salão Vai abrigar UMA Exposição permanente sobre a Memória Ferroviária da Linha Que ligava São Luís a Teresina, nenhum Piauí, ASSIM Como a Própria História da Extinta Rede Ferroviária Federal SA (Reffsa). Disso de Além, o EQUIPAMENTO Vai com CONTAR UMA Pequena Loja de para a venda de artesanatos tipicos da Região dos Cocais, um café, Auditório COM capacity de 60 Lugares, biblioteca com o Acervo do CICL, mesas de consulta indivíduo e Estações de Trabalho com Computadores Conectados à internet. Sobre a biblioteca, Kátia Bogéa destacou o Acervo Dedicado AO Escritor José Emerval Xavier Cruz, Personagem Histórica da Cidade Opaco, AO Longo de 60 Anos, escreveu Crônicas Diarias relatando acontecimentos OS EO cotidiano de Codó. Ao todo, a Coleção comprises 260 cadernos, preservados ágora los hum Espaço com hum Painel narrando uma Trajetória fazer cronista.

Ja não Antigo Armazém was instalado o Memorial da Cidade. Nesse Espaço, E contada uma ocupação de Codó, E os desmembramentos Desse Processo Histórico na Criação de OUTROS municípios da Região Opaco originalmente compunham o Território, e atualmente envolvem o Empreendimento da Indústria fazer gás: Capinzal do Norte, Dom Pedro e Santo Antônio dos Lopes . "E hum EQUIPAMENTO Que ESTA [instalado] na Cidade Codó, Mas Que Conta a História da ocupação de TODO ESSE Território", esclareceu Kátia Bogéa. ELA Segundo, o Memorial Relata a pré-História da Região EO PERÍODO anterior à Colonização, estendendo-se Ate O Século 20, com a instalaçao da Indústria Têxtil e da ferrovia.

O Espaço also apresenta como REFERÊNCIAS Culturais das etnias DIVERSAS - Indígenas, Africanos e europeus - na Formação das manifestações Artísticas e fazer material de Patrimônio e imaterial do povo codoense. De Além dessas influências, o Memorial resgata como contribuições do povo Libanês parágrafo a Riqueza cultural da Região. O Público temperatura Acesso a essas Informations POR Meio de Recursos Didáticos Como paineis, Peças los Exposição e Totens Eletrônicos Opaco permitem uma visualização image de UMA Linha do Tempo da História de Codó, contextualizada nenhum brasileiro panorama.

Dispondo de also UMA galeria de para a Exposição de Artistas Contemporâneos CRP, Opaco estreou com UMA Mostra do artista plástico Sérvulo Roberto, o Complexo Ferroviário reforça a proposal de Valorizar a Cultura da Cidade da Atualidade. Para a Realização de Eventos Populares, FOI UMA Ampla área construida Entre a Estação EO Armazém, parágrafo abrigar O Público los periodos de grande Concentração, Como o carnaval, festividades juninas e fazer Calendário do município.

Sendo o valor da obra Estimado em R $ 900 mil, com Recursos Federais provenientes fazer IPHAN, o Projeto de Recuperação Física e Montagem fazer novo EQUIPAMENTO cultural levou cerca de hum Ano e Meio parágrafo Ser Concluído. No entanto, Kátia Bogéa explicou Opaco OS Equipamentos e Mobiliário - fazer instituto, museu e memorial - FORAM Pagos com Recursos da Compensação ambiental Pagos Pela Indústria de Exploração fazer Gás Natural na Região.

História
A Partir da Extinção da Reffsa, Pela Lei n ° 11.483/2007, o IPHAN FOI encarregado de resgatar a Memória Ferroviária brasileira, Realizando hum Inventário dos Bens com valor cultural de um Ser Protegidos POR lei. No Maranhão, o Inventário abrangeu uma Rede que se estendia da Estação João Pessoa (Prédio da Reffsa, na Avenida Beira-Mar), EM São Luís, Ate a Cidade de Timon.

Desse Mapeamento, Os Complexos Ferroviários de Santa Rita e Codó FORAM entregues, e atualmente ESTA los fase de Recuperação de uma Estação de Rosário. Em Caxias, cuja Estação JÁ FOI Restaurada, FOI Finalizado o Processo de licitação fazer Das Projeto Oficinas Ferroviárias, parágrafo a Criação de hum Centro Cultural. A Perspectiva E de Opaco uma Edificação da Reffsa na Capital SEJA COM recuperada Recursos do PAC Cidades Históricas fazer, de Além da Restauração fazer Acervo Histórico e da locomotiva Benedito Leite, Pioneira fazer GENERO nenhuma Maranhão.

"TEMOS Quase hum Século da Nossa Memória [Nas Redes Ferroviárias], E Essa História E ligada AO Desenvolvimento fazer País, do Estado e dos municípios Opaco FAZEM parte. E hum Patrimônio Muito Importante, e TEMOS de Fazer hum esforço Enorme parágrafo Opaco Localidade: Não se perca. Como Gerações Futuras TEM O Direito, Como nos no Presente, de also ter Acesso a ESSE Patrimônio ", considerou Kátia Bogéa, lamentando Opaco grande Parte Desse Patrimônio SE ENCONTRE los Estado de arruinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.