O mapa da comunicação social
O Projeto Donos da Mídia reúne dados públicos e informações fornecidas pelos grupos de mídia para montar um panorama completo da mídia no Brasil. Aqui estão detalhadas diversas informações sobre os seguintes tipos de veículos: emissoras e retransmissoras de TV; rádios AM, FM, Comunitárias, OT e OC; operadoras de TV a cabo, MMDS e DTH; canais de TV por assinatura; e as principais revistas e jornais impressos.
Nas próximas páginas, o internauta irá encontrar um amplo e exclusivo quadro da comunicação social brasileira, onde não apenas as relações econômicas entre os grupos privados foram mapeadas. Os regimes de informação, os quais as populações estão submetidas, aparecem identificados e analisados de forma preliminar.
Este projeto nasceu ainda na década de 80, a partir de um trabalho pioneiro elaborado pelo jornalista Daniel Herz. Sua fase pública tornou-se viável após o surgimento de recursos disponibilizados pelas novas tecnologias de informação e de comunicação. Também contribuiu para isso a publicização de dados sobre concessões e permissões de emissoras de rádio e televisão, além das participações societárias destas entidades, que passaram a ser difundidos por sistemas interativos da Agência Nacional de Telecomunicações e do Ministério das Comunicações.
O esforço que aqui iniciamos inclui a necessidade de permanente atualização e validação destes dados, proporcionando informações consistentes e confiáveis sobre este panorama. Para isso, esperamos contar com todos os cidadãos e entidades dispostos a colaborar com a construção de uma sociedade onde a democratização da comunicação não seja apenas uma quimera.
tabela
Participação das redes nas regiões
Região | Veículos | Vinculados a redes | % na região | IPC Target[1] | % PIB região[2] | % população[2] |
---|---|---|---|---|---|---|
Centro-Oeste | 757 | 185 | 24,44% | 7,60 | 7,51% | 7,03% |
Norte | 488 | 293 | 60,04% | 5,70 | 5,29% | 7,92% |
Nordeste | 1742 | 508 | 29,16% | 16,80 | 14,06% | 27,77% |
Sul | 1680 | 531 | 31,61% | 16,80 | 18,21% | 14,67% |
Sudeste | 4378 | 904 | 20,65% | 53,20 | 54,92% | 42,61% |
Veículos sem endereço | 432 | 0,00% | ||||
Total Brasil | 9477 | 2421 | 25,55% | 100 | 100% | 100% |
Fontes: [1] Brasil em Foco - IPC TARGET 2007 [2] IBGE - PNAD 2004
gráfico
Comunicação e políticos
O projeto Donos da Mídia identificou os políticos que possuem participação direta em emissoras de rádio e TV. O gráfico abaixo separa o total de políticos sócios por cargo. Veja o levantamento completo.
tabela
Veículos das cinco maiores redes de TV e de seus grupos afiliados
Rede | TV | FM | OC | OM | OT | TVC | MMDS | DTH | TVA | Canal TVA | Jornal | Revista | Radcom | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Globo | 105 | 76 | 11 | 52 | 4 | 9 | 2 | 1 | 2 | 17 | 33 | 27 | 1 | 340 |
SBT | 58 | 70 | 1 | 39 | 2 | 1 | 10 | 1 | 12 | 1 | 195 | |||
Band | 39 | 48 | 5 | 44 | 3 | 13 | 1 | 2 | 11 | 166 | ||||
Record | 46 | 51 | 2 | 31 | 3 | 9 | 142 | |||||||
EBC | 18 | 32 | 10 | 27 | 7 | 1 | 95 |
copyleft Projeto Donos da Mídia
gráfico
Grandes grupos ligados às redes nacionais
- GruposVeículos
- Abril - ligado à MTV74
- Globo - ligado à Globo69
- RBS - ligado à Globo57
- Band - ligado à Band47
- Gov. BR - ligado à EBC46
- IURD - ligado à Record27
- OJC - ligado à Globo24
- Sistema Mirante - ligado à Globo22
- Associados - ligado à SBT19
- ORM - ligado à Globo15
- RIC - ligado à Record14
- Sistema Jornal do Commercio de Comunicação - ligado à SBT14
- CBV - ligado à Band14
- Sisac - ligado à Novo Tempo FM14
- Boa Sorte - ligado à SBT13
- Amazônica - ligado à Globo13
- MI - ligado à RCR AM12
- Rede Bahia - ligado à Globo12
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