Quando os carros sem motorista do Google foram vistos pela primeira vez em rodovias da Califórnia em 2010, estavam na parte fácil do processo. No último ano, a gigante de biscas tem focado seus esforços em levar os veículos para o tipo mais complicado de via: as ruas das cidades.
O Google afirma que seus carros autônomos já rodaram milhares de quilômetros em ruas de Mountain View, na Califórnia, desde agosto de 2012, aprendendo assim a dirigirem na cidade.
É difícil comparar os riscos potenciais que um veículo pode encontrar em rodovias e na cidade. Cruzamentos, pedestres, veículos parados em fila dupla, zonas com bras, e ciclistas, contribuem para esses perigos em potencial da cidade.
A gigante de buscas diz ainda ter um longo caminho para ensinar seus carros sobre os riscos das ruas das cidades. Mas em um novo post no seu blog, liberado junto com um vídeo no YouTube (veja abaixo), a empresa mostrou seus carros sem motorista conseguindo alguns feitos notáveis na navegação urbana.
Por exemplo, o Google mostrou seu carro autônomo identificando sinais manuais de ciclistas e antecipando os próximos movimentos dessas pessoas em bicicletas, como virar à esquerda.
Se o carro sem motorista estiver tentando virar à direita em uma intersecção, por exemplo, ele pode detectar pedestres e ciclistas e esperar antes de fazer a curva. O sistema do veículo pode até captar o farol dos ciclistas vindo de trás e esperar a bicicleta passar para continuar.
Além dos ciclistas, o Google mostrou seu carro autônomo passando por zonas de construção, mudando de faixa e seguindo os sinais e cones em laranja colocados na via. O veículo também consegui detectar outros veículos estacionados em fila dupla e então dar um espaço maior para evitar acidentes.
Por fim, o Google também mostrou o carro sem motorista lidando de forma segura com um cruzamento. No local, o veículo esperou até que outros carros na frente tivessem passado, antes de proceder.
O Google afirma que seus carros registraram cerca de 1,1 milhão de quilômetros autônomos desde o início do programa.