27 abril 2014

Foi roubado ou perdeu a carteira? Evite o uso indevido de sua documentação

Risco de fraudes - 22/04/2014 às 09h13 - De: 180 graus

O SPC Alerta é um serviço gratuito que oferece ao consumidor para evitar fraudes

Diariamente, centenas de documentos são perdidos ou roubados. Basta perder a carteira de identidade ou o CPF para dobrar a probabilidade de ser vítima de uma fraude. E é preciso ficar atento para comunicar as autoridades responsáveis para evitar futuros problemas. É imprescindível o registro através de Boletim de Ocorrência. Entretanto, para evitar o uso indevido por terceiros no comércio, as pessoas já contam com um serviço que informa aos estabelecimentos comerciais, associados ao Serviço de Proteção ao Crédito – SPC Brasil, o ocorrido.

O SPC Alerta é um serviço oferecido para registrar perda, roubo ou extravio de documentos e talões de cheques. Para o lojista, ele é uma segurança a mais, uma vez que ao realizar a consulta ao SPC o empresário pode verificar se o cheque ou documento de seu cliente consta no sistema. “O SPC Alerta é um serviço gratuito que oferece ao consumidor a oportunidade de manter seus documentos em segurança. Em caso de perda ou roubo de documentos, inclusive cheques, o consumidor deve comparecer pessoalmente até o balcão de atendimento do Serviço de Proteção ao Crédito com o boletim de ocorrência em mãos. Assim, será possível repassar a informação a todos os estabelecimentos comerciais sobre o ocorrido, para evitar fraudes nas compras a prazo, quando são realizadas consultas no banco de dados do SPC Brasil para a concessão de crédito. Caso o documento seja consultado, a pessoa que perdeu o documento será informada”, explica a gerente do SPC em Teresina, Eline Serra.

Após o registro, o alerta fica no banco de dados do SPC e diminui a possibilidade de fraudes ou uso indevido da documentação. O alerta permanece no sistema, e caso a pessoa encontre seus documentos e cheques, precisa solicitar o cancelamento, por escrito. “Temos esse serviço para os consumidores, mas também é para o lojista, uma segurança a mais. Pois ao realizar a consulta ao SPC, o empresário pode verificar se o cliente consta no registro do SPC Alerta, evitando o uso indevido de documentação e fraude, além de um possível prejuízo”, explica Eline Serra.

Para a utilização do serviço, o registro deve ser feito no SPC, que fica localizado na Rua Desembargador Pires, 977, Centro norte, de segunda a sexta.



Fonte: Com informações da Assessoria

Publicado Por: Apoliana Oliveira

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