28 abril 2014

PMN e PPL oficializam candidaturas

28 de abril de 2014 em Tocantins - De: Folha do Bico

Juntando-se a PV, PROS e PT, que anunciaram seus candidatos à eleição indireta para governador na semana passada, o PMN e o PPL oficializaram este final de semana os nomes que irão representar os partidos durante a disputa que acontece no próximo domingo, 4.

Os anúncios foram feitos após reuniões das executivas dos partidos em Palmas. Pelo PMN, o candidato será o presidente estadual da sigla, Nuir Júnior, que terá como candidata à vice-governadora, a empresária Margareth Lima.

Já pelo PPL, a vereadora de Natividade, Izabela Suarte, que tá como candidato à vice-governador o ex-vereador do município de Rio Sono Jaílson Alves.

PMN

Segundo Nuir Júnior o partido irá realizar o registro da chapa na próxima terça-feira. “Após a decisão da executiva, nós vamos assumir a candidatura e fazer o registro na próxima terça”, explicou por telefone.

PPL

O presidente estadual do PPL, Abraão Lima, informou que o registro da chapa de seu partido só deve ser registrada em data próxima ao fim do prazo para inscrição, que é de 72 horas antes da eleição.

Indireta

Após a renúncia dupla do governador Siqueira Campos (PSDB) e de seu vice, João Oliveira (DEM), o então presidente da Assembleia Legislativa, Sandoval Cardoso (SD), assumiu o comando do Executivo. Com isso, eleições indiretas foram convocadas pela Assembleia Legislativa.

De acordo com as regras aprovadas pelo Legislativo, não há tempo mínimo de filiação exigida para quem deseje se candidatar. Os únicos critérios de elegibilidade são os definidos no artigo 14, parágrafo terceiro, da Constituição Federal. Os candidatos precisam ter nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral, domicílio eleitoral no Tocantins, filiação partidária e ter no mínimo 30 anos.

Eleitores

Nas eleições indiretas votam apenas os 23 deputados estaduais. A eleição será feita através da votação nominal e aberta, sendo que a chapa para ser eleita precisará de maioria absoluta dos votos. Caso não tenha, uma nova votação será feita, sendo eleita a chapa que tiver maioria. Em caso de empate, será considerado eleito o candidato mais idoso.
(JTO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.