25 janeiro 2014

TOCANTINÓPOLIS: Rondonistas de Universidades de MS e MG devem chegar neste sábado

(Postado por Agência Araguaia CAPC em 24 de janeiro de 2014 em Bico do Papagaio)

Universitários da Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), de Belo Horizonte e da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), de Campo Grande, que compõem a equipe de estudantes que vão representar Minas Gerais e Mato Grosso do Sul na edição do Projeto Rondon deste ano já estão a caminho da cidade tocantinense. Eles partem nesta sexta-feira, 24, rumo a Tocantinópolis, no Bico do Papagaio.

Os estudantes passaram por mais de quinze treinamentos a fim de realizar as atividades de ação social em Tocantinópolis. “Vai ser uma grande troca de experiência com a população” afirma Marielli, animada para o começo das atividades. Ela é estudante de Engenharia Sanitária e Ambiental vai trabalhar Educação Ambiental e a Produção de Compostagem em Tocantinópolis.

O acadêmico de Jornalismo, Thiago Frison, também aguarda ansiosamente pelas atividades na cidade: “Estamos nos preparando há meses, todos nós esperamos que as nossas atividades como o Cineminha Solidário e o Memorial Tocantinópolis, que vamos promover, colaborem com a autoestima da população”, comenta o futuro jornalista.

“Acredito que todos juntos faremos uma excelente parceria”. É com esta expectativa que a futura psicóloga Marina Paiva refere-se às ações que realizará em Tocantinópolis, como: o desenvolvimento de atividades de inclusão de pessoas com deficiência no meio escolar. “Participarei, também, de todas as ações que precisarem de minha colaboração”, ressaltou a estudante da Universidade FUMEC.

Lorraine Clemente de Freitas estuda na Universidade Fumec e é acadêmica de Psicologia. Em Tocantinópolis vai oferecer dois cursos à população que prometem preparar ainda mais a cidade para o mercado de trabalho: são os cursos básicos de camareira e garçom, setores em ascensão em todo o Brasil.

A equipe juntamente com Lorraine também vai promover uma roda de conversa entre os psicólogos de Tocantinópolis. Sobre esta ação, Lorraine afirma que é importante no sentido de “trocarmos ideias sobre a atuação desses profissionais junto a população de Tocantinópolis e Belo Horizonte”, comenta a futura psicóloga. E não para por aqui. Ela vai propor seminários no qual se possa dialogar sobre a questão do alcoolismo na população de Tocantinópolis, e possíveis acompanhamentos profissionais para os que desejam abandonar o vício.

Finalizando as ações que ela vai acompanhar, haverá uma capacitação básica aos profissionais da Educação no sentido da educação inclusiva. Ansiosa para as atividades, Lorraine afirma: “Espero contribuir com a população como um todo de forma que também possamos aprender com eles sobre sua cultura, valores e trabalho. Gostaria de convidar a toda a população de Tocantinópolis e região para nos conhecermos e trocarmos experiências trabalhando juntos”, finaliza a estudante.

Acadêmica de Enfermagem, da Universidade FUMEC, a rondonista Carla Valeria da Silva garante que um de seus principais objetivos será “contribuir com o aumento da qualidade de vida da população e estimular a prevenção da saúde”.

Neste projeto, que visa a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento de comunidades carentes, Carla trabalhará junto a comunidade tocantinense, atividades voltadas aos cuidados básicos na saúde dos indígenas, mostrará a importância da construção de uma fossa séptica e, em parceria com o aluno Caio Pires, vai auxiliar a população na implantação do dosador de cloro.

A futura enfermeira convida toda comunidade para conhecer as ações elaboradas pelos estudantes: “Convidamos toda a população de Tocantinópolis para participar das nossas atividades e, desta forma, esperamos desenvolver um bom trabalho com todos vocês”.

Caio Pires é estudante de de Engenharia Ambiental pela Universidade FUMEC de Minas Gerais e vai trabalhar junto com a comunidade, durante o Projeto Rondon, a implantação do dosador de cloro, a confecção de lâmpada com garrafa pet e construção da fossa séptica. Todas estas atividades serão realizadas com a comunidade. Animado, Caio afirma: “Espero contribuir com o aumento da qualidade de vida da população e estimular a consciência ambiental”. O futuro engenheiro ambiental deixa seu convite para a comunidade da cidade: “Convidamos toda a população de Tocantinópolis para participar das nossas atividades e esperamos desenvolver um bom trabalho!”.

O Projeto

O Rondon é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento de comunidades carentes. (ASCOM)

(Folha do Bico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.