25 janeiro 2014

AUGUSTINÓPOLIS: Amélio deve convocar Audiência Pública para discutir encampação da FABIC

(Postado por Agência Araguaia CAPC em 24 de janeiro de 2014 em Bico do Papagaio)


Em conversa com o deputado estadual, Amélio Cayres (SDD), na tarde desta quinta-feira, 23, o parlamentar comentou sobre o processo de aprovação da Medida Provisória (MP) nº 5, que trata da criação do campus da Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS), em Araguatins e Augustinópolis.

Amélio destacou a importância de concentrar esforços na aprovação rápida da MP, na Assembleia Legislativa (AL). O deputado disse que a bancada do Bico do Papagaio estará junta para agilizar o processo, assim que os trabalhos ordinários do parlamento retornarem, e, estabeleceu que até o dia 13 de fevereiro a MP deverá ter passado pelas comissões e votada em plenário.

O deputado afirmou que a discussão oficial sobre a encampação da Faculdade do Bico do Papagaio (FABIC) pela UNITINS, deverá ser agilizada logo após a aprovação da MP nº 5. Amélio disse que após a aprovação da MP, pretende apresentar requerimento na AL solicitando uma Audiência Pública para debater o assunto. Para isso, o deputado deseja convidar acadêmicos, professores e direção da FABIC, comunidade, Ministério Público, prefeitos, reitoria da UNITINS e membros do Governo do Estado.

Amélio disse que assuntos como a situação futura dos funcionários da FABIC, manutenção dos atuais cursos e criação de novos, devem também ser debatidos na Audiência.

“Na região há uma necessidade de se ampliar o número de universidades públicas e, conseqüentemente, de vagas, porque as atuais, UFT em Tocantinópolis e IFTO em Araguatins, não têm vagas suficientes para um número cada vez maior de alunos que ingressam no ensino superior”, relatou Amélio. “Sou um defensor intransigente da interiorização da universidade pública. O povo do Bico só vai vencer as dificuldades e as grandes desigualdades existentes se houver investimentos em educação”, completou o parlamentar.

Campus Araguatins

Sobre a implantação do campus da UNITINS em Araguatins, Amélio disse que será necessário uma avaliação jurídica para averiguar o modelo de funcionamento da Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA), para uma possível proposta de encampação. Caso isso não seja possível, a UNITINS seguirá o processo normal de implantação no município.

“Acho que seria bastante interessante lutarmos para implantar em Araguatins cursos como o de Direito e Enfermagem que atenderão diretamente a aspiração dos estudantes”, finalizou Amélio.

(Folha do Bico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.