22 setembro 2013

Trânsito em Imperatriz: número de acidentes caiu 19,5%

20/09/2013 20h37 - Atualizado em 20/09/2013 20h37
Nos primeiros oito meses de 2013 foram registrados 1.895 acidentes contra 3.218 no mesmo período de 2012
O secretário cabo J. Ribamar (Setran) anuncia reforço da fiscalização com três novas viaturas em Imperatriz
Imperatriz - O secretário Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), José Ribamar Alves Soares, o cabo J. Ribamar considera positivo o resultado das campanhas de conscientização de trânsito realizadas pela Prefeitura de Imperatriz. Em comparação ao período de 2011 a 2012 a redução do número de acidentes de trânsito chega a aproximadamente 4,5%.
“Se levarmos em consideração o período de oito meses dos anos de 2012 a 2013 esse percentual na redução da quantidade de acidentes de trânsito chega a 19,5%, ou seja, nesse mesmo período do ano passado tínhamos registrado 3.218 acidentes, contra 1.895 acidentes”, avalia ele, que  atribui essa drástica redução graças ao conjunto de esforços da engenharia de trânsito, da melhoria da sinalização, e do reforço da fiscalização com a incorporação de mais 30 agentes de trânsito em Imperatriz.
J. Ribamar também atribui como fator positivo o trabalho de educação para o trânsito desenvolvido desde o começo da gestão do prefeito Sebastião Madeiras nas escolas da rede municipal, estadual e faculdades. “Já foram pintadas mais de 120 faixas nesse segundo semestre do ano, como forma de reforçar a sinalização das vias urbanas de Imperatriz”.
Sinalização – Ele ressaltou que a sinalização horizontal e vertical tem sido reforçada constamente. “Nós já instalamos nessa gestão pelo menos 40 novos semáforos; brevemente serão instalados mais 25 conjuntos de semáforos”, releva.
O secretário de Trânsito entende que o aumento da frota de veículos, cuja média de emplacamento é de mil veículos por mês em Imperatriz, exige que novas medidas sejam adotadas para dinamizar o trânsito da segunda maior cidade do Maranhão. Em 2009, o número de veículos era de 58 mil veículos, sendo que atualmente os dados superam os 110 mil. “A frota de veículos (carros, motos e caminhões) dobrou nestes últimos quatro anos, pois medidas estão sendo adotadas no sentido de viabilizar a redução do número de acidentes de trânsito que ainda consideramos muito elevado”, argumenta.
Imprudência – J. Ribamar sustenta que a imprudência dos motoristas é causa principal das ocorrências de acidente de trânsito na cidade de Imperatriz, de acordo com dados colhidos junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA). “Mais de 90% dos acidentes acontecem nos locais mais bem sinalizados da cidade ou da BR-010 (Belém-Brasília), resultado da imprudência, da falta de atenção e do consumo de bebidas alcoólicas”, assinala.
Ele observa que os motoristas que desrespeitam a legislação de trânsito estão sendo alvo da fiscalização de trânsito, principalmente no eixo comercial de ruas e avenidas do centro da cidade, embora existam infratores que reclamam do trabalho dos agentes de trânsito querendo que o efetivo seja transferido para os bairros. “Nós continuaremos firme e combatendo esse tipo de comportamento no trânsito de Imperatriz”, finaliza.
 Fonte: Tribuna do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.