24 setembro 2013

Trabalhos artísticos são expostos na Praça de Fátima em Imperatriz

Uma das ações em comemoração Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

21/09/2013 10:16:30 - Janaina Amorim

Pinceis e telas a postos. Na sexta-feira (20), pessoas com deficiência pintaram e expuseram quadros, e outros produtos artesanais, na Praça de Fátima. A iniciativa faz parte da semana do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado hoje (21). O tema das atividades é “A política municipal de atendimento a pessoa com deficiência e a importância da sociedade civil para sua efetivação”.
Na ocasião, a população pode tirar dúvidas sobre os direitos básicos dos portadores de necessidade especiais. “Estamos, também, dando informações sobre o BBCC, sobre a carteirinha de passe livre, tanto federal, quanto municipal”, acrescentou a coordenadora do centro de referencia da pessoa com deficiência, Susy da Silva Cortez. Participaram cerca de 50 pessoas.
O objetivo da programação é discutir os desafios enfrentados pelos deficientes. “Precisamos conscientizar da importância de incluir as pessoas com deficiência em todas as áreas da sociedade. Se nós consideramos a exclusão ao longo da história, só em 1988, a pessoa com deficiência teve o direito de ser chamado de pessoa através da Constituição Federal”, informou coordenadora das Entidades da Pessoa com Deficiência e Patologia, Conceição Silva Cardoso.
Segundo ela, os maiores desafios enfrentados em Imperatriz é a inclusão. “Apesar de estarmos em Imperatriz andarmos a passos largos precisamos ser incluídos no lazer, no trabalho, mas ainda não alcançamos 100% dos nossos objetivos. Precisamos ser reconhecidos e incluídos na sociedade”, defendeu. Ela ressaltou a necessidade da inclusão das pessoas com deficiência no mercado dos trabalhos. “As empresas precisam entender que é Lei”.
Programação - Durante toda a semana foram desenvolvidas várias atividades direcionadas a pessoa com deficiência e ao público em geral. Na quinta-feira (18), aconteceu a Audiência Pública na Câmara municipal de Vereadores.
Hoje (21), acontece o Show de Talentos para as pessoas com deficiência, no auditório da Secretária de Saúde, às 16h, com apresentação de danças, grupos musicais e exposição de materiais das associações.

O portador de mobilidade reduzida, Thiago Pimentel, participou e aprovou a iniciativa. “Precisamos mostrar para as pessoas que estamos vivos e que podemos correr atrás dos nossos objetivos. Estamos mostrando para a sociedade os nossos direitos, no trânsito, no trabalho ou no lazer. Então, esse é um trabalho maravilhosos”, concluiu.

Fonte: Jornal Correio Popular Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.