Envie para o WhatsApp
Índios ocupam sede da FUNAI em Araguaína (TO)
Cerca de 20 indígenas ocupam, desde a manhã da última sexta-feira, 13, a sede da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) em Araguaína. Nove das 12 salas do prédio estão sendo utilizadas pelos indígenas. Eles reivindicam melhorias nas condições das casas onde ficam alojados na cidade.
As três casas ficam em um lote multifamiliar, no Setor JK. Os indígenas são das etnias Karajá-Xambioá e Xerente e a maioria deles é acadêmica da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Segundo Adriano Karajá, as casas foram construídas na década de 1980 e nunca passaram por reforma. Além disso, a energia foi cortada na última quinta-feira. “Tivemos prejuízo com a perda de alimentos e alguns eletrodomésticos que queimaram”, contou Adriano.
O grupo foi informado que um representante da Funai estará em Araguaína amanhã para negociar a desocupação do prédio. O fornecimento de energia só deve ser restabelecido na próxima terça-feira. “Não sairemos daqui até que tenhamos uma resposta satisfatória da FUNAI”, afirmou William Karajá. (Jornal do Tocantins)
Fonte: Folha do Bico
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.