20 setembro 2013

Semana de Luta da Pessoa com Deficiência busca conscientizar a comunidade

18/09/2013 20h58 - Atualizado em 18/09/2013 20h58

O evento via discutir os desafios que os deficientes enfrentam.

Imperatriz - Com o tema “A política municipal de atendimento a pessoa com deficiência e a importância da sociedade civil para sua efetivação”, em virtude do dia 21 de Setembro – Dia Nacional de luta da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) desenvolve vasta programação desde a última segunda-feira (16) para lembrar a data.

Coordenado pelo Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), em parceria com o Conselho municipal e o Fórum Regional das entidades da Pessoa com Deficiência e Patologia, o evento via discutir os desafios que os deficientes enfrentam.

“A semana de atividades em menção ao dia 21 visa conscientizar à população para as dificuldades pelas quais passam o deficiente físico na cidade de Imperatriz” informou Viviane Dacon, membro do conselho municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 

Ela informa ainda que o “objetivo maior é sensibilizar, conscientizar e esclarecer sobre as limitações e direitos da pessoa com deficiência, fazendo com que a comunidade tenha um olhar mais sensível, sobretudo nas faculdades, um lugar de formação de opinião, e passem a se mobilizar, respeitar e participar do processo de inserção social e luta da pessoa com deficiência”, disse Viviane.

Durante toda a semana serão desenvolvidas várias atividades direcionadas a pessoa com deficiência e ao público em geral. As ações, que iniciaram com palestras nas faculdades.

Programação

Suzy Cortez, coordenadora do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, informa que foi preparado uma programação bem diversificada para toda a semana.

“Nesta quinta-feira (18), às 14 horas, acontece Audiência Pública na Câmara municipal de Vereadores. Já na sexta-feira (19), estaremos realizando Ação Social na Praça de Fátima, com panfletagem, exposição de material do CRPD e associações. Haverá também orientações sobre o Beneficio de Prestação Continuada (BPC), Passe Livre municipal e Federal e demonstração das oficinas terapêuticas. Iniciaremos as atividades a partir das 08h”.

Ela afirma ainda que um dos momentos mais esperados é o Show de talentos para as Pessoas com Deficiência, a realizar-se na culminância da semana, dia 21.

“Na tarde de sábado (21) será promovido o Show de Talentos para as pessoas com deficiência, no auditório da Secretária de Saúde, às 16h. Haverá apresentação de danças, grupos musicais e exposição de materiais das associações. Esperamos que as pessoas participem, pois escolhemos um local que permite mobilidade em seu espaço, pela proximidade com paradas de ônibus e bem centralizado”, informou Suzy.

Fonte: Tribuna do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.